Renda da população mais pobre cresce 40%, diz pesquisa realizada em 2030

Carine Bergmann 11 de setembro de 2020

Renda da população mais pobre cresce 40%, diz pesquisa realizada em 2030

Indicadores mostram que alcance de ODS 10 é decisivo para os demais 16 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Foto/Divulgação

Legenda:

Esforço tem foco em empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos

Da Redação ODS/SC – Brasil

Em 2020 nós sabíamos que o alcance das metas de redução de desigualdade era estruturante para a realização de todos os outros 16 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E este tem sido um dos maiores desafios nos últimos anos. Reduzir a desigualdade dentro dos países e fora deles era a missão do ODS 10 para este ano.

Em 2015, o mundo era mais desigual do que em qualquer momento da história, desde 1940, com a Segunda Guerra Mundial. A desigualdade de renda e na distribuição da riqueza dentro dos países disparava, incapacitando os esforços de alcance dos resultados do desenvolvimento e de expansão das oportunidades e habilidades das pessoas, especialmente dos mais vulneráveis.

O problema ainda exige soluções integradas globalmente. A visão estratégica deste objetivo foi construída sob o objetivo da erradicação da pobreza em todas suas dimensões, na redução das desigualdades socioeconômicas e no combate às discriminações de todos os tipos.

Atenção aos mais vulneráveis

O alcance deste objetivo ainda depende de todos os setores na busca pela promoção de oportunidades para as pessoas mais excluídas no caminho do desenvolvimento. Foco importante do ODS 10 é o desafio contemporâneo das migrações e fluxos de pessoas deslocadas entre países e regiões devido a conflitos, eventos climáticos extremos ou perseguições de quaisquer tipos.

Hoje, temos o crescimento de renda de 40% da população mais pobre, mas ainda há muito a fazer. Tem sido um esforço incessante para empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, sexo, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra.

A garantia de igualdade de oportunidades e redução das desigualdades de resultado tem ocorrido também por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e legislação, políticas e ações adequadas a este respeito.