Infraestrutura resiliente para acolher todos os povos em 2030
A Década da Ação foi decisiva com a industrialização inclusiva e sustentável e o fomento à inovação
Foto/Divulgação
Legenda:
Resiliência é a palavra em busca de lugar para todos e atendimento das necessidades básicas
Da Redação ODS/SC – Brasil
Em 2030 a população é de mais de 8 bilhões de pessoas na Terra. Na última década, pensando em como devem ser acolhidos os povos em suas necessidades, trabalhamos para construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.
Tínhamos a necessidade urgente de uma indústria alinhada aos pilares da sustentabilidade. O objetivo era não deixar ninguém para trás. Líderes mundiais investiram para garantir as condições básicas para o crescimento econômico e para o desenvolvimento das nações.
O investimento garantiu uma rede de transporte público, maior eficiência energética e inclusão social, progressos consideráveis nas tecnologias, para promover inclusão e conhecimento a todos. Hoje, há o acesso universal e a preços acessíveis à internet nos países menos desenvolvidos.
O trabalho no ODS 9 garantiu a construção de estruturas resilientes e modernas, o fortalecimento industrial de forma eficiente, o fomento da inovação, com valorização da micro e pequena empresa e inclusão dos mais vulneráveis aos sistemas financeiros e produtivos.
Infraestrutura robusta para o bem-estar humano
A primeira meta do ODS 9 ainda é um desafio. É preciso garantir infraestrutura de qualidade, confiável, sustentável e robusta, incluindo infraestrutura regional e transfronteiriça, para apoiar o desenvolvimento econômico e o bem-estar humano, com foco no acesso equitativo e a preços acessíveis para todos.
Pequenas indústrias e outras empresas, particularmente em países em desenvolvimento, fizeram a diferença na economia, devido ao crédito acessível e sua integração em cadeias de valor e mercados.