Pesquisas indicam que não há mais alunos sem acesso a ensinos primário e secundário em 2030

Carine Bergmann 4 de setembro de 2020

Pesquisas indicam que não há mais alunos sem acesso a ensinos primário e secundário em 2030

ONU divulga que ODS 4 – Educação de Qualidade teve sua Meta 4.1 alcançada em todos os países e demais indicadores avançaram na última década

Foto/Divulgação

Legenda:

Por meio da cooperação internacional, países de menor desenvolvimento receberam a estrutura que possibilita acesso amplo até o ensino secundário

Da Redação ODS/SC – Brasil

Assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos era o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável 4 em 2015. Desde 2000, houve enorme progresso na promoção do acesso universal à educação primária para as crianças ao redor do mundo.

Para além do foco na educação básica, todos os níveis de educação foram contemplados no ODS 4. Na última década, os países dos cinco continentes têm visto como fundamental a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e no desenvolvimento sustentável.

Um passo importante

A notícia do alcance da Meta 4.1 foi comemorada nas Nações Unidas. O objetivo era, até 2030, garantir que todas as meninas e meninos completassem o ensino primário e secundário livre, equitativo e de qualidade, que conduzisse a resultados de aprendizagem relevantes e eficazes   .

A promoção da capacitação e empoderamento dos indivíduos tem sido centro deste objetivo, que ampliou as oportunidades das pessoas mais vulneráveis no caminho do desenvolvimento.

As Nações Unidas também divulgaram que é necessário aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo, para que o ODS 4 seja plenamente alcançado.