Pesquisas indicam que eficiência energética aumenta na maioria dos países em 2030

Carine Bergmann 4 de setembro de 2020

Pesquisas indicam que eficiência energética aumenta na maioria dos países em 2030

Transição de combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis e limpas tem avançado na última década

Foto/Divulgação

Legenda:

Consumo de energia eólica aumenta no Nordeste do Brasil

Da Redação ODS/SC – Brasil

Nos últimos 10 anos, a maioria da população mundial percebeu a urgência da transição de combustíveis fósseis para fontes de energia renováveis e limpas. O grande conflito esteve na necessidade de atender às necessidades da economia e proteger o meio ambiente.

A meta era assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos. De 2000 a 2013, mais de 5% da população mundial obteve acesso à eletricidade (de 79,313% para 84,58%).

O trabalho pelo ODS 7 focou na transição energética, de fontes não renováveis e poluidoras, para fontes renováveis limpas, com especial atenção às necessidades das pessoas e países em situação de maior vulnerabilidade.

Assim, tem aumentado substancialmente a participação de energias renováveis na matriz energética global e eficiência energética está cada vez mais na pauta dos países. 

Um esforço global

No ODS 7 houve um reforço da cooperação internacional para facilitar o acesso a pesquisa e tecnologias de energia limpa. Uma expansão da infraestrutura e tecnologias avançadas vêm contribuindo para o fornecimento de serviços de energia modernos e sustentáveis para todos.

Estão inclusos neste avanço, países em desenvolvimento, particularmente aqueles de menor desenvolvimento relativo, nos pequenos Estados insulares em desenvolvimento e nos países em desenvolvimento sem litoral, de acordo com seus respectivos programas de apoio.