ONU aponta diminuição gradual de ‘Modern Slavery’ na China, Índia, EUA e Brasil em 2030

Carine Bergmann 4 de setembro de 2020

ONU aponta diminuição gradual de ‘Modern Slavery’ na China, Índia, EUA e Brasil em 2030

O trabalho escravo está a caminho da extinção no planeta, depois de políticas de incentivo ao empreendedorismo

Foto/Divulgação

Legenda:

No Brasil, maioria da população já está nos indicadores positivos de trabalho decente e desenvolvimento econômico

Da Redação ODS/SC – Brasil

Esforços para a realização do ODS 8 – Trabalho decente e crescimento econômico têm dado resultados na última década, de acordo com anúncio feito pela ONU. Nos últimos anos, políticas públicas nos grandes países incentivaram o empreendedorismo e a criação de empregos, de forma sustentável e inclusiva.

A tecnologia foi decisiva para atender às urgências de erradicação do trabalho forçado e formas análogas ao do trabalho escravo, bem como o tráfico de seres humanos, de modo a garantir a todos e todas o alcance pleno de seu potencial e capacidades.

No longo prazo, os mais vulneráveis desde 2015 tiveram aumento de suas expectativas de vida e se libertaram, gradativamente, de um círculo vicioso de insucesso escolar, baixas qualificações e poucas perspectivas de empregos de qualidade.

Crescimento de 7% do PIB

Pesquisas indicam que o crescimento econômico per capita, teve um crescimento anual de 7% do produto interno bruto nos países de menor desenvolvimento relativo na última década.

Países populosos têm alcançado níveis mais elevados de produtividade das economias, por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação, inclusive por meio de um foco em setores de alto valor agregado e intensivos em mão-de-obra.

Foram fundamentais nesse processo as políticas orientadas para o desenvolvimento, que apoiaram as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, incentivo à formalização e ao crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros.

Este objetivo foi trabalhado de acordo com o “Plano Decenal de Programas Sobre Produção e Consumo Sustentáveis”, com os países desenvolvidos assumindo a liderança.   

Outro avanço no ODS 8 foi o alcance da Meta 8.b, que era desenvolver e operacionalizar uma estratégia global para o emprego dos jovens e implementar o Pacto Mundial para o Emprego da OIT – Organização Internacional do Trabalho.