Indicadores apontam queda da pobreza em 2030
Pesquisas indicam que Movimento dos Objetivos pelo Desenvolvimento Sustentável obteve mais de 50% de avanço contra a pobreza, no ODS 1 no planeta, na última década
Países subdesenvolvidos em 2020 avançaram nos indicadores
Da Redação ODS/SC – Brasil
A erradicação da pobreza extrema foi o grande desafio da última década, pois eram mais de 700 milhões de pessoas vivendo, globalmente, com menos de US$ 1,90 (PPP) por dia e mais da metade da população global vivendo com menos de US$ 8,00 por dia.
A missão foi clara: Não deixar ninguém para trás! Era preciso mudar o jogo!
Como foram alcançados os resultados?
As lideranças entenderam que sistemas de proteção social apropriados para todos deveriam alcançar cobertura substancial dos pobres e vulneráveis. Sensíveis e cientes de seus poderes, líderes olharam a sua volta e tomaram decisões.
Unidos, trabalharam para garantir que todos os homens e mulheres pobres e vulneráveis tivessem direitos iguais aos recursos econômicos, acesso a serviços básicos, recursos naturais, novas tecnologias apropriadas e serviços financeiros, incluindo microfinanças.
A resiliência dos vulneráveis foi construída e sua exposição a eventos extremos, choques e desastres econômicos, sociais e ambientais foi reduzida. Foi garantida uma mobilização significativa de recursos a partir de uma variedade de fontes, entre elas, o reforço da cooperação para o desenvolvimento.
Marcos políticos sólidos
Países em desenvolvimento, e aqueles de menor desenvolvimento relativo, implementaram, finalmente, programas e políticas para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões
Tudo ocorreu por meio de marcos políticos sólidos com base em estratégias de desenvolvimento a favor dos pobres e sensíveis a gênero, e ocorreram investimentos acelerados nas ações de erradicação da pobreza.