Sensibilizados com o desastre que afetou o estado de Santa Catarina no dia 30 de Junho, mais uma vez, somos parceiros do ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis, Instituição Âncora e signatária do Movimento ODS Santa Catarina, para que juntos possamos responder a este desafio.
O ciclone bomba deixou muitas pessoas em uma situação de extrema vulnerabilidade. Elas tiveram suas residências danificadas, principalmente nas áreas mais afetadas pelas desigualdades sociais. São populações que já estavam mais sujeitas aos impactos provocados pelo coronavírus, tanto na saúde quanto na economia, e agora enfrentam um novo desafio. Moradia é um direito humano fundamental e sem ela, não existe isolamento social.
Garantir um ambiente seguro para cada pessoa é uma questão de justiça social. Por isso, a necessidade de agirmos. O ICOM criou, dentro do Fundo de Impacto para Justiça Social, uma nova Linha de Apoio Emergencial, focada na reconstrução de residências danificadas pelo ciclone, inicialmente na Grande Florianópolis. Em parceria com organizações da sociedade civil que atuam nas comunidades mais impactadas pelo desastre, eles estão mapeando e apoiando financeiramente estas pessoas para que possam se reconstruir.
Como os signatários podem se envolver com esta Linha?
Inicialmente, o objetivo do ICOM é apoiar Organizações da Sociedade Civil (ou ONGs), grupos e movimentos sociais com apoio financeiro direto e, também, famílias em vulnerabilidade social com moedas sociais, por meio do Banco Comunitário ICOM, que poderão ser utilizadas para compras em comércios de materiais de construção e de móveis cadastrados.
Para que possamos apoiar estas famílias junto com o ICOM, estamos ajudando a instituição na mobilização de recursos. Qualquer valor contará muito!
Faça sua doação por depósito ou transferência bancária para:
Banco: 001 – Banco do Brasil
Agência: 5201-9
Conta corrente: 13818-5
ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis
CNPJ. 07.756.988/0001-62
Sobre o ICOM
Organização da sociedade civil sem fins lucrativos e de interesse público que desde 2005 promove o desenvolvimento comunitário em Santa Catarina, mobilizando, articulando e apoiando a sociedade civil organizada e investidores sociais. Nosso sonho é que todos possam viver em comunidades sem violência, preconceitos e injustiças. Defende que a sociedade civil organizada, apresenta caminhos possíveis para fortalecer a democracia e alcançar esse ideal. Tendo sua atuação guiada por esse propósito, o ICOM:
– Realiza ações para articular a comunidade e conhecer os desafios locais por meio de diagnósticos sociais participativos, para influenciar políticas públicas, subsidiar a atuação da sociedade civil organizada e orientar o investimento social privado.
– Fortalece organizações da sociedade civil, grupos e movimentos sociais para que sejam cada vez mais autônomos e capazes de coproduzirem o bem público e lutarem por direitos;
– Mobiliza e engaja pessoas e empresas para que se envolvam e doem para a sociedade civil organizada.