IFSC produz álcool em gel para doação à Secretaria de Saúde de Canoinhas

, , , Carine Bergmann 23 de junho de 2020
 IFSC produz álcool em gel para doação à Secretaria de Saúde de Canoinhas

A produção de álcool em gel para doação à Secretaria de Saúde de Canoinhas é uma das medidas adotadas pelo Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) como ação prática de enfrentamento à pandemia de Covid-19. O trabalho começou no dia 22 de junho e a expectativa é que sejam produzidos 800 frascos de 500 ml de álcool em gel. Toda produção será repassada à Secretaria de Saúde, para encaminhamento a órgãos de saúde e moradores em vulnerabilidade social do município.

“Pensamos em uma ação voltada para disponibilização de álcool em gel para a população mais carente, que não tem acesso a produtos de higiene. A disponibilidade de álcool no mercado e o preço que se tem proposto dificultam ainda mais a aquisição desse material. Portanto, a doação de álcool desinfetante contribuirá no combate à disseminação da Covid-19”, justificam os servidores envolvidos no projeto Mãos em Ação.

A produção está sendo realizada no Laboratório de Análises Físico-Químicas do Câmpus Canoinhas, que dispõe de equipamentos e vidrarias necessários, além dos equipamentos de proteção individual e coletiva. Para a execução das atividades, os servidores estão seguindo as medidas de prevenção e proteção contra a Covid-19 e as boas práticas de laboratório.

A autorização para fabricação de álcool em gel foi obtida junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que, diante do crescimento exponencial da infecção e a necessidade da adoção de ações ágeis e efetivas, flexibilizou as regras para produção de álcool desinfetante. A produção do álcool em gel com concentração de 70°INPM segue o procedimento descrito na Farmacopeia Brasileira, publicada pela Anvisa.

Por Liane Dani | Jornalista do IFSC