O CAU/SC vai realizar uma série de encontros online, o Ciclo de Debates Fundamentos para as cidades 2030, com o objetivo de apresentar conteúdos relativos aos planos diretores participativos, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e às políticas públicas relacionadas ao espaço urbano brasileiro. O planejamento e a gestão das cidades se mostram cada vez mais complexos, e recentemente tais processos tornaram-se agravados pelas consequências causadas pela pandemia do novo coronavírus.
Tal situação impõe-nos a urgente participação dos arquitetos e urbanistas no planejamento de ações que visem justas melhorias aos espaços urbanos, especialmente em áreas periféricas.
O Ciclo de Debates – Fundamentos para as Cidades 2030 será realizado de forma online e terá a seguinte programação:
No dia 24 de junho, o tema será “As políticas de planejamento urbano e os ODS“, e vai ser realizado das 14h às 16:h30. Inscrições gratuitas aqui.
Esta atividade inicia a divulgação do projeto Fundamentos para as cidades 2030, com a apresentação do Manual orientativo produzido pelo CAU/SC e problematiza alguns tópicos centrais do tema. Para falar sobre estes temas, o CAU/SC convida a equipe da ONU Habitat, com a participação da Oficial Nacional do ONU-Habitat para o Brasil, Rayne Ferretti Moraes e o arquiteto e urbanista Carlos Leite com trabalho nos últimos anos relacionado às cidades inclusivas e urbanismo social.
- Abertura e introdução da CPUA-CAU/SC
- Instituto COURB apresentará o cenário dos planos diretores em Santa Catarina
- ONU Habitat Brasil – Rayne Ferreti Moraes – Importância das políticas públicas urbanas alinhadas aos ODS
- Carlos Leite – Cidades Sustentech e Inclusivas: discurso x prática
- Debate mediado pelos membros do CAU/SC
Já no dia 08 de julho, o tema será “O processo de elaboração de Planos Diretores Participativos – Elaboração, Revisão, Participação, Tramitação, Implementação“, das 14h às 16h. Inscrições gratuitas no site do CAU/SC.
Esta atividade terá como eixo central o processo de elaboração de Planos Diretores Participativos, tema do capítulo 3 do Manual orientativo Fundamentos para as cidades 2030. Para falar sobre estes temas, o CAU/SC convida a equipe do Instituto Pólis, com a participação da arquiteta e urbanista Margareth Matiko Uemura, trazendo experiências práticas do Instituto Pólis com planos diretores e a Diretora Geral do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Betânia Alfonsin para falar das dificuldades e riscos para a política urbana no processo de aprovação dos planos diretores, entre a elaboração a participação e a conversão de lei na Câmara.
- Introdução da CPUA
- Margareth Matiko Uemura (Instituto Polis);
- Betânia Alfonsin (IBDU);
- Debate mediado pelos membros do CAU/SC
No dia 22 de julho, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estarão em pauta, com o tema “Aplicação dos ODS na prática do planejamento urbano“, das 14h às 16h30. Inscreva-se aqui.
Neste encontro, o foco dos debates será a aplicação dos ODS na prática e como eles podem orientar o planejamento urbano, eixo dos capítulos 5 e 6 do Guia orientativo Fundamentos para as cidades 2030.
Para falar sobre estes temas, o CAU/SC convida representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, para apresentar como se deu a aplicação dos ODS na elaboração do plano diretor do município, e o arquiteto e urbanista Cid Blanco, coordenador do Observatório Metropolitano ODS (METRODS) e membro do IAB na comissão para os ODS do congresso do UIA 2021, para falar sobre os indicadores desenvolvidos através dos ODS que podem orientar políticas públicas.
- Introdução da CPUA
- Instituto COURB apresentará as estratégias propostas no capítulo 6 do manual
- Prefeitura de Belo Horizonte
- Cid Blanco (METRODS)
- Debate mediado pelos membros do CAU/SC
No dia 05 de agosto, será a vez de falar sobre “Os desafios na realização das políticas urbanas pelas Prefeituras e a Agenda 2030“, das 14h às 17h30. Para participar, inscreva-se neste link.
No último encontro do ciclo, o CAU/SC convida as prefeitas de dois municípios, um em Santa Catarina, a prefeita Sisi Blind, de São Cristóvão do Sul/SC e a outra é a prefeita Márcia Lucena, de Conde/PB. Ambas devem tratar da importância do planejamento e como implementam a política urbana participativa e inclusiva em seus municípios. Temos ainda um convidado especial, o arquiteto e urbanista Claudio Acioly, que atualmente é Diretor do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC) da União Europeia, para falar dos próximos passos para a agenda 2030.
- Lançamento da Carta aos Candidatos 2020 – CAU/SC
- Sisi Blind (Prefeita de São Cristóvão do Sul/SC)
- Márcia Lucena (Prefeita de Conde/PB)
- Claudio Acioly (IUC – EU)
- Debate mediado pelos membros do CAU/SC
O Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina (CAU/SC) é Apoiador Oficial do Movimento ODS Santa Catarina, do ODS 11 – Cidades de Comunidades Sustentáveis.