Semana do Meio Ambiente discute energia fotovoltaica e destinação de resíduos de serviços de saúde

, , , Carine Bergmann 5 de junho de 2020
 Semana do Meio Ambiente discute energia fotovoltaica e destinação de resíduos de serviços de saúde

No ano em que vivenciamos na prática a importância do equilíbrio ecológico, a programação da Semana do Meio Ambiente foi virtual. A Comissão IFSC Sustentável do Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) organizou três “lives”, nos dias 3 e 4 de junho, para discutir o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde e a utilização da energia solar como solução energética. As palestras virtuais fizeram parte da programação geral da Semana do Meio Ambiente do IFSC, de 1º a 5 de junho.

Na palestra “Gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde: devemos nos preocupar?”, a professora de Enfermagem Dayane Clock, doutora em Saúde e Meio Ambiente, ressaltou a importância de se dar atenção ao tema. “Sempre devemos nos preocupar com o gerenciamento de resíduos e, neste momento de pandemia, o assunto precisa ser constantemente olhado com muita responsabilidade, porque o mau gerenciamento é um risco para o meio ambiente e para a saúde pública”, enfatiza. (Link para assistir à gravação: https://www.youtube.com/watch?v=I3PHrFQ3COs)

Já o tema energia solar foi discutido em dois momentos. O professor da área de mecânica Gianpaulo Medeiros conversou com o tecnólogo em materiais Lawrence Vicente, da Ilumisol Energia Solar, sobre “Energia Fotovoltaica”, e o professor Maurício Taques, da área de elétrica, conversou com o engenheiro eletricista Gilmar Nieckarz, da TeraSolar, sobre “Sistemas renováveis de energia: vantagens do sistema de energia solar”. (A gravação da última está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=z9gKCQDRCe4)

Conforme professor Gianpaulo, o aproveitamento da energia do sol para geração de energia elétrica é uma solução que vai além da redução do custo do consumidor em sua fatura de energia. “Contribui com a matriz energética e minimiza a construção de sistemas de energia convencionais, como usinas hidroelétricas, carboníferas e nucleares, que comprometem muito mais o meio ambiente”, complementa professor Maurício.

Por Comunicação do Câmpus Joinville do IFSC