Iniciativa do Movimento ODS Santa Catarina tem como objetivo dar visibilidade a ações relacionadas à erradicação da pobreza, cuidado com o meio ambiente e demais temas ligados a sustentabilidade. Em edição especial, terá como foco a mitigação aos impactos da Covid-19.
De 25 a 29 de maio será realizado em Santa Catarina a semana ODS na Prática, uma ação coordenada entre os Comitês Locais do Movimento ODS SC para dar visibilidade às iniciativas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizadas em parceria com os signatários do Movimento. Devido à pandemia do novo coronavírus, a edição de maio de 2020 será realizada de forma remota e terá como tema principal ações que visem minimizar os impactos causados pelo novo coronavírus.
Tradicionalmente, o ODS Na Prática ocorre duas vezes ao ano. A primeira na última semana do mês de maio e a segunda na última semana do mês de setembro. As ações ocorrem simultaneamente nas cidades onde há comitê local ou signatários. A semana ODS foi reconhecida como lei estadual, projeto de Lei protocolado pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT), sancionado pelo Governo do Estado em março deste ano.
Em edição especial, a ação ODS Na Prática visa apresentar todas as ações que estão sendo realizadas pelos signatários do Movimento ODS SC, durante todo o mês de maio. São iniciativas com o propósito de minimizar os impactos causados pelo novo coronavírus.
Segundo o Coordenador Geral do Movimento ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann, a proposta é criar uma agenda de ações que serão desenvolvidas pelos 10 comitês locais existentes no Estado, nos municípios Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Grande Florianópolis, Itajaí, Joinville, Lages, Vale Europeu e Tubarão.
“Os comitês poderão fazer webinares, lives, tratando ODS, com muita criatividade, transmitindo e debatendo cases, boas práticas, exemplos do dia a dia de como contribuir em determinado ODS, temas relacionados ou impactados”, explica Zimmermann. A divulgação das ações realizadas pelos comitês deverá ser centralizada nos canais do @movimentoodssc. Em caso de dúvidas ou sugestões, entre em contato no e-mail comunica@sc.movimentoods.org.br.
ODS na Prática Now
O Comitê da Grande Florianópolis do Movimento ODS SC começou no final de abril uma ação chamada #ODSNAPRÁTICANOW, fazendo um chamamento a todos os seus signatários para serem ODS. Desde então, o grupo está mapeando ações de solidariedade em tempos de pandemia do novo coronavírus, que pretendam mitigar as consequências da doença e a crise, especialmente junto à população mais vulnerável da região da Grande Florianópolis.
“A ideia do #ODSnaPraticaNow, criada pelo Comitê Grande Florianópolis, será compartilhada com outros Comitês Locais e vamos centralizar as ações mapeadas numa página no nosso site”, explica Fernando Barbosa dos Santos, coordenador de mobilização adjunto do Movimento. “Além disso, todos os signatários podem aderir ao Movimento, divulgando estas ações durante a Semana ODS na Prática”, salienta Fernando.
Pessoas e organizações que não são signatárias do Movimento Nacional ODS SC também podem participar. Basta fazer sua adesão ao Movimento aqui.
– Os signatários que participam do #ODSNAPRÁTICANOW foram convidados a fazer vídeos de 1 minuto sobre suas ações para serem veiculados nas plataformas do Movimento, como forma de divulgar e conectar apoiadores. Aqueles que estão aderindo já podem enviar seu vídeo pelo Canal do WhatsApp do Comitê, ou pelo e-mail da comunicação.
Sobre o Movimento ODS SC
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, de caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense. Visa cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.
Trata-se de um Movimento de voluntários, apartidário, plural e ecumênico, constituído por pessoas e organizações que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. Atualmente conta com uma rede de mais de 500 signatários, em 54 Municípios de Santa Catarina, articulados em 10 comitês e representados por pessoas físicas, organizações de classe, organizações da sociedade civil, instituições de ensino, empresas e poder público. Para saber mais, acesse: https://sc.movimentoods.org.br/
Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
O documento adotado na Assembleia Geral da ONU em 2015, “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, é um guia para as ações da comunidade internacional nos próximos anos. E é também um plano de ação para todas as pessoas e o planeta que foi coletivamente criado para colocar o mundo em um caminho mais sustentável e resiliente até 2030.
A Agenda 2030 consiste em uma Declaração, em um quadro de resultados – os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas, em uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais, bem como de um roteiro para acompanhamento e revisão. Os ODS são o núcleo da Agenda e deverão ser alcançados até o ano 2030.
Os 17 Objetivos são integrados e indivisíveis, e mesclam, de forma equilibrada, as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental. São como uma lista de tarefas a serem cumpridas pelos governos, a sociedade civil, o setor privado e todos os cidadãos na jornada coletiva para um 2030 sustentável. Nos próximos anos de implementação da Agenda 2030, os ODS e suas metas irão estimular e apoiar ações em áreas de importância crucial para a humanidade: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.