CAU/SC participa de rede para mobilizar arquitetos, urbanistas e toda a sociedade no combate ao coronavírus

, , Carine Bergmann 29 de abril de 2020
 CAU/SC participa de rede para mobilizar arquitetos, urbanistas e toda a sociedade no combate ao coronavírus

Com o objetivo de mapear comunidades em situação de vulnerabilidade social e que demandam auxílio maior durante a crise, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina, o CAU/SC está participando e realizando ampla divulgação do mapa de redes colaborativas. A rede é formada por arquitetos, urbanistas, estudantes e outros profissionais com o objetivo de executar ações emergenciais para garantir acesso à água, produtos de limpeza e higiene, comunicação eficiente e infraestrutura para fazer a prevenção de forma correta. 

Formas de participar da rede:

Ação 1: A rede está mobilizando informações para compor um mapa colaborativo nacional.

Para colaborar através do mapa:

1 – Inclua neste formulário as Informações das comunidades que precisam de ajuda. 

2 – Inclua neste formulário as iniciativas que já estão sendo realizadas para concentrar doações e fornecer auxílio. 

3 – Caso seja um voluntário doando tempo ou seus talentos, incluir neste formulário. 

4 – Acesse e divulgue o mapa coletivo para que as comunidades  sejam encontradas e as ações realizadas. 

5 – Veja como é simples utilizar o mapa coletivo.Clique aqui.

Ação 2 – Ajude a divulgar amplamente  esta iniciativa em seu whatsapp e suas redes sociais.

Ação 3 – Compartilhe iniciativas e resultados que estão acontecendo perto de você e em outros estados para que possamos nos inspirar e replicar em outras cidades. 

Ação 4 – Para colaborar sugerindo ações ou então atuando em algum grupo de trabalho, acesse a planilha coordenadora de atividades clicando aqui. 

Para fazer parte da rede de #UrbanistasContraoCorona em Santa Catarina, é possível solicitar o acesso ao grupo do whatsapp: bit.ly/Urb_contraoCorona_SC_whats 

Instagram da Rede em SC – https://www.instagram.com/redeurb.sc/

Confira mais ações da rede de urbanistas contra o corona

Cartilha de prevenção contra o coronavírus

Como se proteger do coronavírus na rua, ao chegar em casa e dentro da própria residência? A rede de Urbanistas contra o corona elaborou uma cartilha para orientar a população em  cada uma destas situações.

Ações do CAU para incentivar o isolamento social

O CAU/SC manteve o trabalho 100% de forma remota desde o dia 18 de março, preservando a saúde e segurança de toda sua rede de colaboradores. Para dar suporte a esta iniciativa, realizou a produção de guias para auxiliar no trabalho remoto, tanto para a equipe interna quanto para os profissionais que estão praticando o isolamento social.

Visite a página do CAU/SC com informações específicas sobre as ações de enfrentamento da crise causada pela pandemia do novo Coronavírus.

Arquitetura emergencial

O CAU/SC também se também se colocou a disposição do Estado e das Organizações em relação a demanda da arquitetura emergencial, para possíveis ações de colaboração durante o período de duração desta crise. A presidente Daniela Sarmento ressalta que todo esforço de colaboração deve ser estimulado nesta fase de dificuldade coletiva e que os arquitetos podem contribuir de diferentes formas. “A crise de saúde do coronavírus afeta diretamente nossa relação com o território e espaços especializados, como é o caso das demandas por novas unidades hospitalares emergências e a necessidade de adaptação de prédios existentes”, afirma a arquiteta. Outra situação que demanda a atuação dos arquitetos e urbanistas, aponta Daniela Sarmento, é o enfrentamento às condições de moradia das comunidades alocadas em áreas vulneráveis.

Ações pós-pandemia

Além disso, o CAU/SC está se organizando para pensar o cenário do pós-pandemia, fazendo uma reflexão e se colocando à disposição da sociedade para a articulação das redes reestruturações que virão.  “Precisamos olhar profundamente para áreas de desigualdade nas quais a infraestrutura urbana não chega e onde o isolamento social é praticamente impossível. Temos vários desafios pela frente e o Conselho de Arquitetura, através desse olhar urbano e da arquitetura. Estamos à disposição para poder contribuir”, afirma Daniela.