Agendaki foi idealizado por profissionais da área de tecnologia de Santa Catarina, Ceará e França
A abertura do comércio de rua nas maiores cidades de Santa Catarina tem gerado preocupação quanto à segurança de clientes e trabalhadores durante a pandemia do coronavírus. Para ajudar a solucionar a questão, um grupo de profissionais participantes da pré-incubadora Cocreation Lab se uniu para criar uma plataforma para agendamento de atendimentos. O Agendaki está na fase final de desenvolvimento e vai estrear em São José, na Grande Florianópolis até este final de semana.
“Já estamos rodando com alguns parceiros estratégicos, como Lojas de de moda, papelaria em São José e postos da gasolina em Jaraguá do Sul, mas a solução será disponibilizada para o público em geral no final dessa semana”, explica Laerte Souza, idealizador e responsável pelo departamento comercial da iniciativa.
“Agendando um horário, é possível evitar filas e aglomeração. Às vezes um estabelecimento até controla a quantidade de pessoas que estão lá dentro, mas quem fica impedido de entrar acaba gerando aglomeração na parte externa. Queremos ajudar a evitar perda de tempo e situações de risco à saúde”, explica Thaís Cardoso, uma das idealizadoras.
O uso da plataforma será simples: basta o lojista se cadastrar e preencher um formulário com algumas especificações, como área da loja. Isso porque haverá uma recomendação de número máximo de clientes por fração de tempo – que pode ou não ser acatada pelo lojista. A fração de tempo poderá ser incluída pelo próprio comerciante, baseada no período médio que os clientes costumam ficar dentro da loja. Para os clientes, vai aparecer a informação de quantas pessoas podem ser atendidas no local a cada período.
A ferramenta será adaptada às regras de cada cidade e às recomendações das autoridades para preservação da saúde. Em São José, por exemplo, que será a primeira a utilizar a plataforma, a prefeitura liberou o comércio de rua, mas com limitação de 50% de ocupação da capacidade das lojas. Em Florianópolis, a flexibilização começa a seguir o que está sendo feito liberado pelo Governo Estadual, com a limitação de um cliente por estabelecimento a cada quatro metros quadrados, além de uma pessoa para cada atendente.
Em um segundo momento, a ideia é que os clientes que acessarem a plataforma também possam ver as lojas que estão perto dele, para evitar deslocamentos desnecessários.
Equipe tem profissionais de Santa Catarina, Ceará e França
O Agendaki está sendo desenvolvido por Osmair Fuck, Gregório Bandeira (Blumenau), Raiza Teles (Fortaleza), Thaís Cardoso (Balneário Camboriú), Laerte Souza (São José) e Lucas Fachini (França). Thaís, Lucas e Laerte se conheceram no país europeu, onde tiveram a ideia de criar uma iniciativa que impactasse positivamente o Brasil. Inspirados em ações similares que existem por lá, criaram a Menuzum, plataforma que revende produtos alimentícios que não foram vendidos no dia e que não podem ser reaproveitados no dia seguinte, como pães frescos, alimentos de buffets, entre outros. Atualmente, a Menuzum é um dos projetos participantes da pré-incubadora Cocreation Lab em São José, que ajuda a tirar ideias criativas do papel e na cidade tem apoio do Programa Nascer, iniciativa da Fapesc em parceria com o Sebrae. Por conta da quarentena, a equipe da Menuzum adiou algumas etapas do trabalho, e assim pôde reunir outros profissionais e se dedicar ao desenvolvimento do Agendaki. Atualmente, a equipe busca apoiadores e já há parceiros interessados em levar a plataforma de agendamento de atendimentos para cidades como Jaraguá do Sul e Itajaí.