Nos dias 19 e 20 de fevereiro, quarta e quinta-feira, foi realizado em Brusque a Conferência Brasil e Alemanha – Desafios de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O evento foi promovido pela FUNDEMA (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Brusque em parceria com o Movimento ODS SC, e recebeu projetos relacionados aos ODS 3 – Saúde e Bem Estar; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 7 – Energia Limpa e Acessível; ODS 9 – Inovação e Infraestrutura; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Além de representantes de diferentes organizações e cidades de Santa Catarina, o evento também contou com a presença de uma comitiva da Alemanha, que veio para conhecer os projetos e, também, compartilhar suas iniciativas com os brasileiros.
Os dois dias de evento foram de oficinas sobre os 6 ODS abordados na conferência, além de algumas palestras: na abertura do evento com o geólogo Juarez Almond, falou sobre mudanças climáticas. Na sequência, houve a apresentação Professora Patrícia Kuwer sobre o Plano de Mobilidade de Brusque. Birgit schwegle, pesquisadora do distrito de Karlsruher – Alemanha também abordou o aproveitamento de energia fotovoltaica do projeto Potencial Solar.
No encerramento da Conferência, o co-presidente do Grupo Assessor da ONU para a Agenda 2030 no Brasil e assessor sênior do PNUD, Haroldo Machado Filho, palestrou sobre o cenário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Confira a live do evento realizada no Facebook. Parte 1 e Parte 2
Salas temáticas
O evento contou com a exposição de projetos que foram divididos por salas temáticas. Representando o ODS 3 – Saúde e Bem-Estar, participaram as iniciativas NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Unidade Básica de Saúde Imigrantes – Guabiruba/SC, com o projeto Grupo de musicoterapia ‘Gute Freunde’; AMTRANS Logistica e Transportes Internacionais Ltda – Itajaí/SC com o Transporte pela Cura; Instituto UNIMED Santa Catarina – Brusque/SC, com o Programa Viver bem na Escola. O Distrito de Karlsruhe/Alemanha, apresentou os projetos Use of Pepper at the locations of the Regional Clinics (uso de pimenta nas clínicas regionais) Holding RKH e Simulation in Healthcare (Simulação em saúde).
Educação de Qualidade para Todos – ODS 4
Na sala temática do ODS voltado à educação, foram apresentados os projetos da Secretaria de Educação de Brusque/SC como o Aquaponia. O IFSC – Instituto Federal de Santa Catarina apresentou o projeto Acolhimento à população haitiana da Microrregião de Blumenau. Já o Observatório Social de Brusque marcou presença com o Programa Observador Social Mirim. O próprio Movimento ODS de Santa Catarina, em parceria com a Engie Brasil e o Bairro da Juventude apresentaram o projeto Educação de Crianças e Jovens para a Sustentabilidade, realizado em Criciúma. A Fundação Municipal do Meio Ambiente – FUNDEMA, de Brusque, e o Distrito de Karlsruhe/Alemanha, finalizaram as apresentações da sala temática da educação com a iniciativa Sairinhas no Brasil e Alemanha.
Energia Limpa e acessível – ODS 7
As boas práticas no setor de energia renovável foram apresentadas pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI, de Timbó/SC, com o projeto Parque Girassol – Educação Ambiental e Valorização de Resíduos. A Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI, também trouxe o seu case, com o Programa de Eficiência Energética. Já a AGIR – Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Médio Vale do Itajaí, apresentou o trabalho da Rede de Aprendizagem em gestão de perdas de água e energia. O Distrito de Karlsruhe/Alemanha, também apresentou o projeto Solar Potential Analysis Brusque.
Indústria, Inovação e Infraestrutura – ODS 9
Na sala temática sobre Indústria, Inovação e Infraestrutura foram apresentadas as iniciativas da SIB (Social Innovation Business) Game, – Fortaleza/CE; da UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina – Florianópolis, que apresentou o Liber – uma plataforma que liberta seus livros. A ZEN S.A Indústria Metalúrgica – Brusque/SC trouxe o case do EDUCA – Educação Corporativa em um clique. Já a Prefeitura de Brusque apresentou o projeto Brusque Inteligente. Os projetos apresentados pela Alemanha nesta sala temática foram Bike traffic (trafego de bicicleta); Decarbonisation of industrial structures (Descarbonização de indústrias) e Municipality of the future (Município do futuro).
Cidades e Comunidades Sustentáveis – ODS 11
E para falar de cidades mais sustentáveis, a Prefeitura de Guabiruba/SC apresentou o Plano cicloviário e padronização de bicicletários com estação de manutenção; a Appso Tecnologia LTDA apresentou o Rever, um Banco Social. Já o Município de Itajaí apresentou o seu Planejamento Estratégico do Município de Itajaí (PEMI 2040). Já Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) câmpus Gaspar/SC trouxe o projeto Onda limpa: boca de lobo azul.
Apresentados pela comitiva da Alemanha, foram os projetos, Indoor swimming pool renovation (Renovação de piscinas cobertas); New building for Kindergarden St. Elisabeth (Novo edifício para o jardim de infância) e Hands on Mobility workshops (Oficinas práticas sobre mobilidade).
Parcerias e meios de implementação – ODS 17
Na sala temática sobre parcerias e meios de implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram apresentados os projetos da Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais – BPW Florianópolis/SC, Mulheres em Ação; Associacao Plant-for-the-Planet Brazil, Plant-for-the-Planet – Pare de Falar, Comece a Plantar!; ASSEPAVI e Secretaria de Turismo de Guabiruba/SC, Fomento a Trilhas Auto-Guiadas (Caminhos da Mata Atlântica); Brusque/SC e Karlsruhe/Alemanha, Parceria Brusque/SC e Distrito de Karlsruhe/Alemanha.