Combate à pobreza, o maior desafio para o desenvolvimento sustentável

, Carine Bergmann 2 de fevereiro de 2020
 Combate à pobreza, o maior desafio para o desenvolvimento sustentável

Mais da metade da população mundial vive com menos de 8 dólares por dia

Entre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), o primeiro deles, ODS 1 – Erradicação da Pobreza – Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares é considerado o mais desafiador. Hoje, segundo informações das Nações Unidas, temos mais de 700 milhões de pessoas vivendo com menos de 1,90 dólar por dia e mais da metade da população global vivendo com menos de 8 dólares por dia.

Se você ainda não parou para pensar no tamanho da desigualdade neste mundo, é melhor prestar atenção a este assunto, que diz respeito a todos, sem exceção. Em 21 de janeiro foi divulgado o Relatório Social Mundial 2020 das Nações Unidas, mostrando como a alta desigualdade pode afetar a prosperidade econômica e o desenvolvimento social de milhões de pessoas, se políticas efetivas não forem implementadas.

Como imaginar um planeta em que mais da metade da população ganha menos de 8 dólares por dia? Não se iluda se sua situação está confortável: Em algum momento, isso afetará até os mais ricos e despreocupados com suas contas bancárias. Ao final, temos uma condição humana comum, respiramos o mesmo ar e o planeta é o mesmo para todos.

Mas o que diz o relatório? A desigualdade subiu para níveis históricos. O documento “Desigualdade em um mundo em rápida mudança” afirma que grandes tendências globais, incluindo mudanças tecnológicas, crise climática, urbanização e migração internacional, podem ser aproveitadas para reduzir a desigualdade ou nos dividir ainda mais. Qual é a sua escolha? É bom pensar nisso. Faça parte do Movimento ODS SC.

Alessandra Cavalheiro – Jornalista – Coordenadora de Comunicação do Movimento Nacional ODS SC