A ação consiste na entrega de presentes para crianças e adolescentes foi realizada nesta quarta-feira (18), no núcleo do EducArte – IDES
A meta do ODS 17 fala sobre parcerias para implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. E foi o que estas duas iniciativas signatárias do Movimento ODS SC fizeram juntas.
A Campanha de Natal do Instituto Nexxera mobilizou aproximadamente 300 colaboradores do Grupo Nexxera. O motivo? Trazer alegria para 130 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Eles têm de 6 a 15 anos e são atendidas no NAE – Núcleo de Artes Educação da Irmandade do Divino Espírito Santo (IDES), também conhecido como projeto EducArte. Localizada em Florianópolis – SC, a IDES é uma instituição que há mais de 100 anos desenvolve projetos socioeducativos e encoraja crianças, adolescentes, jovens e suas famílias a serem protagonistas de suas vidas. Atualmente, atende mais de 800 crianças e adolescentes. A ação está sendo desenvolvida na sede do Grupo Nexxera em Florianópolis. A entrega dos presentes foi realizada ontem (18), na sede do EducArte, e contou com a presença de colaboradores e voluntários da empresa.
Para a Orientadora Educacional no Programa EducArte, Ana Beatriz Sodré, a parceria com o Instituto Nexxera na campanha de natal 2019 é fundamental no processo de fortalecimento de vínculos com as crianças e adolescentes do EducArte.
“Estamos aqui para garantir o exercício da cidadania dessas pessoas que muitas vezes têm seus direitos negados, e suas famílias muitas vezes não têm condições de garantir um presente de natal para os seus filhos. A parceria com o Instituto Nexxera vem em consonância daquilo que acreditamos ser o verdadeiro espírito natalino, proporcionando um final de ano aqui dentro da Instituição com muita alegria, realização e sorrisos nos rostos dessas crianças e adolescentes, por meio das cartinhas que foram construídas com o próprio entusiasmos deles, apenas aguardando a chegada do Papai Noel com os presentes tão esperados e que muitas vezes parecem tão simples, mas que na vida de cada um deles se torna algo transformador”, acredita Ana.
Charleston David Schmidt (46), gerente de projetos do Grupo Nexxera e há 21 anos colaborador da empresa, decidiu aderir à campanha. Ele selecionou a cartinha do João (10), e teve uma surpresa ao ler o pedido do menino:
“Quando abri a cartinha do João me surpreendi. Mostrei para a minha esposa e ficamos bastante sensibilizados. Ele estava pedindo “materiais escolares para continuar seus estudos”. Ele não pediu brinquedo, e sim algo que realmente necessita. Mas além do que ele pediu, eu e minha esposa fizemos questão de dar também um brinquedo, porque criança precisa brincar”.
Para Andrea Silva, presidente do Instituto Nexxera, o ganho da campanha é estimular o espírito de solidariedade nos funcionários. “Os colaboradores ficam orgulhosos de trabalhar em uma empresa que assume este tipo de campanha, de forma organizada e estruturada, e ficam felizes em poder participar de uma iniciativa social que tanto precisa do apoio da sociedade. O presente é muito simbólico, o importante é a pessoa parar e pensar no outro”, avalia Andrea.