Apoiadores Oficiais de 2019 renovam compromisso com o Movimento

, Carine Bergmann 29 de novembro de 2019
 Apoiadores Oficiais de 2019 renovam compromisso com o Movimento

Workshop reúne apoiadores oficiais na Facisc para trocas de informações e planejamento para 2020

A coordenação estadual do Movimento Nacional ODS SC anunciou, no dia 28 de novembro, que os apoiadores de 2019 renovaram seus compromissos com a Agenda 2030 para o próximo ano. Em reunião na Facisc, as empresas e instituições apoiadoras apresentaram suas ações e trocaram informações.

Para 2020, um intenso trabalho de captação está sendo desenvolvido e os novos apoios, para todos os ODS, serão divulgados em janeiro. O trabalho de captação é feito pela empreendedora Clarissa Iser, da Projeta Planejamento e Marketing, que conduziu as apresentações. A programação teve um workshop durante a manhã, com cases de 2019.

“Foi possível uma rica troca de experiências e práticas entre as empresas”, afirmou a empreendedora Clarissa Iser. As empresas Qualirede, Involves, Engie Brasil, o CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo/SC e a Portonave estiveram representados durante a manhã, informando sobre suas ações durante o ano e trocando ideias com os demais.

Café com Apoiadores

Durante a tarde, a programação começou com uma palestra da representante da Facisc, Adelita Adiers, sobre Compliance. O evento Café com Apoiadores teve também a fala da coordenadora estadual do Movimento, Katiane Vieira, que fez um resumo das ações de 2019 e do planejamento para 2020. Hoje, o Movimento tem 435 signatários em 10 comitês e 42 municípios de Santa Catarina.

“Nós estamos comemorando essas conquistas, afinal o número de ODS apoiados só cresce e isto significa um ano muito produtivo em 2020”, disse a coordenadora Katiane Vieira. “Os demais apoios são somente uma questão de tempo. Estamos muito agradecidos pela confiança dessas importantes empresas e garantimos que o Movimento não vai decepcionar seus apoiadores”, disse Clarissa Iser.

Veja quem foram os apoiadores oficiais do Movimento ODS SC em 2019 e que estão confirmados para 2020

ODS 3 – Saúde e Bem-estar: Qualirede

ODS 4 – Educação de Qualidade: Enercan – Campos Novos Energia S.A

ODS 5 – Igualdade de Gênero: Involves

ODS 7 – Energia Limpa e Acessível: Engie Brasil

ODS 8 –  Trabalho Decente e Crescimento Econômico: Sicoob

ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis: CAU/SC

ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do ClimaAPM Terminals

ODS 14 – Vida na Água: Portonave

Ações de apoiadores em 2019, apresentadas no Workshop

Qualirede – ODS 3 – Saúde e Bem-Estar – A empresa faz administração de gestão em saúde.

O propósito da Qualirede é levar mais saúde para mais pessoas.
Atuam para conquistar sustentabilidade para os planos de saúde sem deixar de lado a qualidade. Trabalham com clínicas de atenção primária. Sediada em Florianópolis, estão em vários estados do Brasil.

Atualmente contam com cerca de 1.3 milhões de pessoas abrangidas, mais de 750 mil geridas no Brasil, 65 mil pacientes crônicos. Possuem mais de mil colaboradores, a maioria mulheres com idade média de 33 anos, em 75% dos cargos de liderança.
Consideram um divisor de águas fazerem parte do Movimento ODS SC.

“Estamos estudando constantemente, buscando entender como utilizar indicadores e medir nossos resultados”, avalia Eluana Mello, analista de Comunicação Interna da Qualirede.

Involves – ODS 5 – Igualdade de Gênero

A Involves, fundada há 10 nos, tem hoje 251 pessoas no time, sendo 42% de mulheres. Está crescendo muito, contrataram quase 100 colaboradores este ano. Com um RH majoritariamente feminino, tem um time de desenvolvedores de 59 pessoas, sendo 6 mulheres, o que é um desafio. Em março, eram 40 pessoas e só uma mulher. E o trabalho tem sido focado para atrair as mulheres. Além disso, busca apoiar projetos alinhados com a diversidade.

Apoiam eventos e iniciativas que focam na formação e inspiração de meninas, como Inspiring Girls, projetos com mulheres em situação de vulnerabilidade social, com mulheres de penitenciárias, Cidades Invisíveis na Palhoça, tornando as mulheres empreendedoras. Mulheres no esporte, time feminino do Figueirense e Festival Social Good Brasil com painel sobre inclusão em tecnologia, são alguns dos projetos nos quais a Involves está atuando. É a primeira empresa de Florianópolis a se tornar signatária da ONU Mulheres.

Em quase cinco anos, a Involves busca contribuir para o alcance do no ODS 5, em suas ações. “Escolhemos continuar como padrinhos do ODS 5 porque a sociedade ainda tem que caminhar. Precisamos formar na base, mostrar que a carreira também é para elas”, por Larissa Vier e Thaís Vicente.

Engie – ODS 7 – Energia Limpa e Acessível

Com sede em Florianópolis, a Engie atua em todo o Brasil. Tem um sistema de gestão de ações de sustentabilidade, e realiza investimento social por meio de recursos incentivados. Foram 509 iniciativas patrocinadas em 2018, 20 milhões investidos e mais de 12 milhões de pessoas beneficiadas em áreas diversas. Um dos projetos patrocinados foi o Caminhão Conhecendo os ODS.

Utilizam critérios para apoiar os projetos que estão ligados com o alcance dos ODS. Uma novidade é o SebLab, um laboratório de integração dos ODS no setor energético brasileiro, com indicadores e metas. Um trabalho que ainda está em fase de construção.

Desenvolveram um índice de felicidade das pessoas envolvidas nos projetos, utilizando os indicadores do Butão (FIB) e chegaram a um nível de efetividade de 8,6, com critérios econômico, ambiental e social. Têm metas próprias de cada programa social para os ODS.

Têm trabalhado muito na descarbonização, desfazendo-se dos ativos de carbono. A Engie começou a vender certificado de energia limpa. “Começamos a proporcionar projetos em conjunto indo além, dentro das metas dos ODS”, explica Carolina Arguelho, analista de responsabilidade social da Engie.

CAU – ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis

“Só estamos começando. Vamos ganhar uma força cada vez maior.”

Segundo Everton Martins, arquiteto e urbanista, a função de um conselho é ser um braço do estado para que as profissões sejam exercidas trazendo segurança para a sociedade. Nessa estrutura, em agosto de 2018, o CAU se tornou signatário e membro do Movimento ODS SC.

O CAU tem planejamento a partir dos ODS para a gestão 2018/2020. Entre várias comissões, habitação e interesse social, contribuindo para o alcance do ODS 11. Planejar significa alocar recursos, levando o viés dos ODS para que outros estados possam incorporar em seus planejamentos a questão dos ODS. São 9 mil arquitetos em SC e cerca de 170 mil arquitetos no país. São 80% das pessoas nas cidades, que podem ser impactadas.
O CAU foi criado em 2010, vai fazer 10 anos e hoje tem uma nova agenda urbana, pensando nos ODS como um compromisso de todos e do CAU. No planejamento há uma quantidade enorme de links dos ODS com os objetivos do Conselho. Para 2020 serão mais de 40 projetos de acordo com esses objetivos, buscando impactar a sociedade.

Entre os objetivos, estão planos de fiscalização inteligente premiações acadêmicas e arquitetura de negócios, um projeto em parceria com o Sebrae. Em 2020, o CAU deve impactar significativamente a sociedade a partir de uma visão conectada com os ODS. Existem 11 projetos com interlocução muito forte com a sociedade, entre eles ODS para os planos diretores, Fundamentos para as Cidades 2030.

Portonave – ODS  14 – Vida na Água

“Ser exemplo para outras empresas em relação aos ODS motiva a Portonave a apoiar a causa”, conta Ellen Garcia, Analista de Marketing da Portonave. Ações de endomarketing, como o Projeto Ecocopo, eliminou os copos descartáveis da empresa. Projeto Ecoponto de coleta de lixo em Navegantes, Semana do Meio Ambiente, reaproveitamento de água, comunicação interna voltada aos ODS, são alguns exemplos.
Sobre responsabilidade social, selecionam projetos para serem patrocinados por meio de incentivos fiscais, como Veleiro Eco na TV, uma produção audiovisual; documentário Revolixonários; Projeto surf nas escolas com conscientização ambiental. Circuito praia limpa, ações de limpeza com empresas e prefeitura. Projeto Surf sem Limites, com educação ambiental e terapia para pessoas com deficiência em Navegantes.
Projeto Portonave Surf Team, surfistas do Vale do Itajaí que são embaixadores da empresa, levam a marca a competições, realizam oficinas de conscientização conectadas aos ODS.
E na final da etapa de Surf Brasileiro em Navegantes com oficinas, ecocopos, minimizando resíduos durante o campeonato.

Texto: Alessandra Cavalheiro