O balanço da edição deste ano foi divulgado nesta quarta-feira (6) pela organização do evento. Ao todo, 78 ações foram organizadas em vários bairros da cidade.
As ações de conscientização para redução e encaminhamento correto de resíduos mobilizaram 4.106 pessoas em Joinville durante a 6ª edição da Semana Lixo Zero, realizada entre os dias 18 e 27 de outubro. Os participantes estiveram presentes nas 78 ações organizadas em vários bairros da cidade, focadas em mostrar soluções e bons exemplos de como a cidade pode ser mais limpa e sustentável.
Organizada pela Rastro Sustentabilidade, com patrocínio da Neogrid, Fliperama Espaço Colaborativo, Embraco e Renovigi Energia Solar, além do apoio de voluntários e envolvimento de 180 instituições da cidade, a edição deste ano teve como uma das diretrizes investir em ações estratégicas, com o intuito de levar o conceito lixo para várias esferas.
“Esta edição foi especial porque conseguimos engajar basicamente todos os perfis de geradores, desde escolas, comunidades, indústrias, comércios, escritórios, universidades, Ongs e até associações de classe. Sabemos que é um trabalho contínuo para o futuro, pois Joinville ainda tem muito o que melhorar no que se refere a gestão de resíduos, entretanto, acreditamos que este ano demos passos importantes rumo a meta de sermos uma cidade lixo zero”, explicou um dos organizadores, Arthur Rancatti.
Além de rodas de conversas, oficinas e debates em espaços importantes como a Associação Empresarial de Joinville (Acij), em 2019 a organização focou na capacitação de multiplicadores da proposta de se reduzir o montante de lixo enviado para o aterro sanitário da cidade, por meio de ações como compostagem de resíduos orgânicos e encaminhamento dos recicláveis para cooperativas de reciclagem da cidade.
“Fizemos capacitações para professores e associações de moradores já pensando em resultados no futuro. Acreditamos que quanto mais gente entender como aplicar o conceito lixo zero e vendo que é totalmente possível reduzirmos a geração de resíduos, todos vamos nos orgulhar da cidade em um futuro que esperamos que seja bem próximo”, atesta outro organizador, Gustavo Ritzmann.
Eventos – Junto a eventos inéditos, como o Fórum sobre Gestão de Resíduos da Indústria e Painel sobre Resíduos da Construção Civil, as tradicionais limpezas voluntárias em áreas da cidade mais uma vez surpreenderam. Ao todo, foram retiradas quase três toneladas de resíduos em cinco limpezas urbanas organizadas em locais diferentes. Entre elas, a que abriu o evento, no em algumas ruas do bairro Costa e Silva, organizada pela Embraco.
Além das limpezas, também foram organizadas nove capacitações sobre o conceito lixo zero e nove visitas técnicas, 18 oficinas, sete intervenções relacionadas à redução de resíduos, quatro feiras sustentáveis e 11 palestras. A programação contou inda também com painéis e fóruns de discussão sobre lixo zero, atividades artísticas para crianças e a instalação de nove pontos de coleta de resíduos eletrônicos.
Com o fim da mobilização pontual em 10 dias do mês de outubro, ao longo do ano, quem quiser acompanhar informações e atividades relacionadas a lixo zero em Joinville pode acessar esta página.
Texto: Ciléia Pontes