Uma das grandes vencedoras do Prêmio WEPs Brasil 2019 – Empresas Empoderando Mulheres, a Eletrosul recebeu o reconhecimento na categoria Empresas de Grande Porte – Prata. O prêmio é uma iniciativa da ONU Mulheres e do Pacto Global, com apoio da União Europeia e da Organização Internacional do Trabalho.
A cerimônia ocorreu em São Paulo (SP), no dia 7 de outubro, e contou com a presença do diretor Administrativo, Jorge da Silva Mendes, e das representantes do Comitê de Gênero, Raça e Diversidade, Aline Webber e Marina Minozzo. A companhia foi a única estatal na lista dos 12 vencedores da categoria, que incluiu empresas como Citibank, PepsiCo, Natura e Enel.
O propósito da premiação é incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil, tomando como base os Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês), dos quais a Eletrosul é signatária desde 2010.
Iniciativa da ONU Mulheres, prêmio reconhece empresas que promovem equidade de gênero
Para participar do Prêmio WEPs Brasil, foi necessário responder um questionário sobre como a empresa cumpre os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Após a classificação, a Eletrosul recebeu a visita de um avaliador, que checou todas as evidências documentadas. No total, foram 181 companhias inscritas e 68 finalistas, nas categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Nos dias 8 e 9 de outubro, Aline Webber e Marina Minozzo também representam a Eletrosul no “Fórum WEPs 2019: Um chamado à ação pela transformação social”.
Representatividade
Em 2006, a Eletrosul instituiu o Comitê Permanente para as Questões de Gênero, que, com o tempo, passou a abarcar também as temáticas de raça e diversidade, buscando sempre um ambiente de trabalho mais harmônico e respeitoso.
A empresa aderiu ao movimento ElesPorElas (HeForShe), coordenado pela ONU Mulheres, e possui, ainda, o reconhecimento de cinco edições do Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça, do Governo Federal.
A conquista do Prêmio WEPs Brasil 2019 é fruto de ações como o grupo de apoio a mães que retornam de licença-maternidade (meta relacionada à promoção da liderança feminina), a campanhas de conscientização, o Guia de Paternidade Responsável e a Sala de Apoio ao Aleitamento Materno.
Assim como as atividades em parceria com a ONG Inspiring Girls, contando com o apoio de engenheiras e técnicas da empresa, com o objetivo de incentivar meninas de escolas públicas a considerarem profissões tipicamente vistas como masculinas.