Setembro marcou o aniversário da adesão dos 193 Estados-membros da ONU à Plataforma 2030, agenda global que mobiliza pelo desenvolvimento sustentável em todo o mundo. A meta é ousada e, na mesma medida, urgente: através de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, desenvolver ações concretas pela erradicação da pobreza e promover a prosperidade mundial até o ano de 2030.
Em Santa Catarina, uma extensa agenda mobilizou organizações e empresas comprometidas com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) durante a Semana ODS na prática, entre os dias 23 e 29. Signatário do movimento e apoiador oficial do ODS 11, o CAU/SC participou da ação.
Gerente Geral Alcenira Vanderlinde na reunião da ASCOP
Em 23 de setembro, o CAU/SC apresentou o seu Plano de Ação Estratégico para dirigentes e funcionários de conselhos profissionais durante o encontro de Boas Práticas em Planejamento da Associação dos Conselhos Profissionais de Santa Catarina (ASCOP). O documento consolida a inclusão dos ODS no planejamento de gestão do CAU/SC. O evento aconteceu na Sede do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina.
No dia 26 de setembro, o CAU/SC apresentou a Plataforma de Georreferenciamento Integrado durante o Congresso de Prefeitos de Santa Catarina, na Arena Petry. A ferramenta, desenvolvida pelo CAU, permitirá a integração de dados entre órgãos municipais, estaduais e federais para tornar a fiscalização mais eficiente. A ação procura contemplar especificamente três ODS: Objetivo 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis): Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis; Objetivo 16 (Paz, justiça e instituições eficazes) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis; Objetivo 17 ((Parcerias e Meios de Implementação) Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
A gerente da fiscalização, Mayara de Souza, na apresentação da PGI durante o Congresso de Prefeitos
No dia 27, o CAU participou evento “Talks dos signatários”, promovido pela Univali. O Conselho apresentou o case “Fundamentos Cidades 2030”, projeto para criação de um manual de orientação dirigido os municípios catarinenses para a elaboração dos planos diretores participativos com base nos Objetivos e Desenvolvimento Sustentáveis.
Texto: Ana Araujo | Jornalista – Agência Escudero