O Movimento ODS SC esteve em Indaial na quarta-feira, 28, em evento na ACIDI – Associação Empresarial de Indaial, para conversar com empresários, líderes de entidades e pessoas da comunidade sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O prefeito de Indaial, André Moser, saudou o grupo e salientou que o município vem se esforçando para o alinhamento com a sustentabilidade. Cerca de 70 pessoas estiveram na ACDI. O público levou a contribuição de 1 quilo de alimento não perecível para a APAE de Indaial.
“A ideia é aprendermos juntos sobre temas como a Agenda 2030, os 17 ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e os 5 P’s da sustentabilidade e integrar ainda mais a região ao Movimento”, disse a coordenadora em SC, Katiane Vieira. Ela falou com mais profundidade sobre desenvolvimento.
O evento teve esclarecimentos sobre o funcionamento do Movimento ODS SC, Talks da ACIB – Associação Empresarial de Blumenau, com os cases: ACIB Recicla, Educação Maker e Bueiro Inteligente.
Além da coordenadora Katiane, falaram Camile Rebeca Bruns – de Brusque, Coordenadora de mobilização do Movimento Nacional ODS SC; Clarice Halla – de Blumenau, Consultora de núcleos ACID, Consultor de núcleos ACIDI, Tiago Santos – de Blumenau, sócio da Top Quadros e Associado ACIB e Geanderson dos Santos, publicitário e facilitador do Movimento Educação Maker.
Educação Maker
Um dos Talks da noite surgiu da parceria com o SESI Indaial, conectada ao ODS4 (Educação de Qualidade Para Todos). Geanderson dos Santos, publicitário e facilitador do Movimento Educação Maker, detalhou os processos de aprendizagem inovadores do projeto. O profissional explicou técnicas relacionadas a oratória, publicidade, redes sociais, acessibilidade, artes, entre outros temas. “Temos consciência de que estamos formando cidadãos mais conscientes, mais críticos e mais perspicazes em relação às múltiplas demandas que a sociedade exige de cada um de nós”, disse Geanderson.
Acib Recicla
A Associação Empresarial de Blumenau apresentou o Talk Acib Recicla, que desenvolve e fortalece o programa de logística reversa, implantando pontos de entrega de resíduos eletro-eletrônicos. A associação tem parcerias com empresas em seus 29 núcleos, que conectam as pessoas para ampliar a ação logística. Entre os números de setembro de 2018 a julho de 2019, o projeto recolheu 333,4 quilos de materiais tóxicos, como mercúrio e chumbo. “Precisamos alcançar os 10 mil quilos para conseguirmos um computador, e depois vamos discutir e destinar o computador”, explicou Clarice Halla. Foram coletados 2.260 quilos de resíduos até o momento.
1º Bueiro Ecológico de Blumenau
O terceiro Talk foi com Tiago G. C. Dos Santos, empreendedor de Blumenau da empresa Top Quadros, Associado da Acib e voluntário no Grupo Pegada Verde. Ele falou sobre a criação do 1º Bueiro Ecológico de Blumenau. A questão da poluição dos oceanos preocupa Tiago, que mostrou fotos de praias poluídas e ilhas de lixo ao redor do mundo. “Se já é preocupante o que vemos do lixo na terra, imagine que grande parte está submersa nos mares”, diz Tiago. “Hoje, a brincadeira favorita das minhas filhas de 5 e 8 anos, é catar o lixo na praia”, diz. Ele lembra que o microplástico é o grande vilão hoje em dia. “A maioria dos bueiros está entupida”, reclama. São 15 mil bueiros na cidade e foram analisados os resíduos como copos plásticos e pontas de cigarros. Tiago analisou soluções em outros países para bueiros e chamou atenção das pessoas, colocando flores, placas e pintando de azul os bueiros. Ele pensou uma forma de grade com filtro para conter os resíduos. “É uma coisa tão simples. Por que não colocar uma tela?”, diz o empreendedor. São três bueiros instalados e mais dois devem ser colocados nas próximas semanas. A cada chuva, Tiago recolhe o material dos bueiros que já implantou, causando grande repercussão nas redes sociais e na mídia. “O problema não está no plástico. Está na forma de encaminharmos os resíduos. É preciso discutir toda a cadeia”, afirma.
Compartilhando os ODS
Camile R. Bruns, coordenadora de Mobilização do ODS SC falou sobre as formas de participar do Movimento. Ela destacou ações de comitês pelo estado de SC. Camile também falou sobre sua visita recente à Alemanha, país onde a sustentabilidade é bastante praticada. Ela debateu com os alemães a forma como são compartilhadas informações entre signatários e comunidades em geral. “Quando criamos um comitê local, esperamos que o compartilhamento seja natural, replicando boas ideias”, diz Camile, ao convidar a comunidade de Indaial para criar seu comitê.
O evento foi uma realização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e ACIDI – Associação Empresarial de Indaial, com apoio da ACIB – Associação Empresarial de Blumenau e patrocínio do CAU/SC – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina.
Texto: Alessandra Cavalheiro.
Edição e Fotos: Carine Bergmann