Representantes dos comitês locais do Movimento pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em Santa Catarina estiveram reunidos em Criciúma para unificar ações. A proposta é fortalecer os sete comitês instalados hoje no estado, integrando as atividades, as ferramentas de comunicação e atraindo mais apoiadores.
O evento, foi realizado nesta segunda-feira (5), no Centro Tecnológico (CTSatc), que é signatária dos Movimento ODS Santa Catarina. “A Satc recebe os representantes das entidades que podem conhecer um pouco mais do que está sendo feito aqui em Criciúma, não apenas por nós, mas também pelo Bairro da Juventude, Abadeus e outros tantos que buscam ações para deixar o mundo melhor”, ressaltou o diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan.
A coordenadora geral do Movimento ODS em Santa Catarina, Katiane Vieira, apresentou dados na reunião, como os resultados atingidos com a realização do Forum Brasil ODS 2019, além da prestação de contas desse evento. Além disso, aproveitou a oportunidade para articular a organização do evento ODS na Prática, que será realizado em diferentes municípios de Santa Catarina, simultaneamente, de 23 a 28 de setembro.
Propostas para 2020
No próximo ano haverá eleição para compor a nova coordenação estadual do Movimento, e por isso os representantes dos comitês locais já deverão iniciar as articulações para a candidatura das novas lideranças. Um outro tema para ser decido no próximo ano, é a proposta do Movimento ser formalizado, passando a funcionar como uma associação. O assunto começa a ser discutido agora para ser decidido em março de 2020, quando será realizada a próxima Assembleia Geral ordinária, momento no qual os signatários deverão decidir em conjunto essa questão.
Saiba mais: [pdf-embedder url=”https://sc.movimentoods.org.br/wp-content/uploads/2019/08/Reunião-geral-comitês-05-08-19.pdf” title=”Reunião geral comitês 05-08-19″]
Sobre os ODS
A Agenda 2030 contempla 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos em 2015 em uma conferência das Nações Unidas, os quais deverão ser buscados por mais de 190 países. Entre eles, estão a erradicação da pobreza e da fome; educação inclusiva; igualdade de gênero; água, saneamento e energia para todos; crescimento econômico sustentado com emprego pleno e combate à mudança climática.
Movimento ODS SC
A fim de representar e colocar em prática os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável do Estado e do País se estabeleceu o Movimento ODS Santa Catarina, filiado ao Movimento Nacional. O movimento é constituído por voluntários, tem caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, visando cumprir com os compromissos assumidos pelo país junto as Nações Unidas. Atualmente, o movimento conta com a participação de 375 signatários, representantes de entidades, grupos, empresas e órgãos públicos de 35 municípios de Santa Catarina.
[carousel_slide id=’9669′]