Competição 100 & Change irá premiar iniciativa social em US $ 100 milhões

, Carine Bergmann 5 de junho de 2019
 Competição 100 & Change irá premiar iniciativa social em US $ 100 milhões

Após o sucesso do concurso original 100 & Change, a fundação está repetindo o experimento, e desmembrando uma competição sem fins lucrativos para ajudar outras fundações a darem somas decisivas a soluções promissoras.

Em junho de 2016, a Fundação MacArthur disponibilizou US $ 100 milhões em uma competição de filantropia de alto risco chamada 100 & Change. Em vez de dividir seu dinheiro entre um grupo de donatários, o concurso deu o total para apenas uma organização, a fim de causar o maior impacto em uma solução específica.

O Sesame Workshop e o International Rescue Committee acabaram ganhando o grande prêmio por seu plano de apoiar crianças refugiadas que vivem em zonas de conflito no Oriente Médio. Essa proposta dependia da criação de um programa de TV e outros materiais educacionais destinados a melhorar tanto a educação quanto a resistência emocional das crianças deslocadas.

Após o sucesso da primeira edição, a fundação está dando início a uma segunda rodada da competição, oferecendo outro prêmio de US $ 100 milhões. Isso está sendo feito por meio de uma nova organização sem fins lucrativos chamada Lever for Change, que também criará outras competições customizadas para financiadores que procuram colocar as chamadas “grandes apostas” – o termo filantrópico mundial para dar milhões de uma só vez a uma causa específica.

A primeira competição atraiu mais de 1.900 propostas; A MacArthur destacou os melhores durante a competição e, em seguida, catalogou-os em um banco de dados chamado 100 & Change Solutions Bank, para que outros financiadores pudessem ter uma maneira fácil de encontrar bons projetos que precisassem de investimentos. Desde então, outros filantropos doaram US $ 254 milhões para vários dessas iniciativas. Isso inclui outros US $ 100 milhões da Fundação Lego para apoiar o trabalho do Sesame na Jordânia, no Líbano, no Iraque e na Síria, e expandir o programa para os refugiados Rohingya em Bangladesh. O finalista Catholic Relief Services ganhou US $ 9 milhões da USAID e da GHR Foundation por seu plano de mudar orfanatos em desenvolvimento para um modelo de apoio e serviços familiares.
[Imagem: Fundação MacArthur]
Apoiado com US $ 20 milhões da MacArthur e US $ 5 milhões do fundador do LinkedIn, Reid Hoffman, o novo grupo tem quatro anos para testar como seu modelo de competição pode ser eficaz. “Um dos valores da Lever for Change, que era o valor da 100 & Change, é a transparência”, diz Cecilia Conrad, CEO da Lever for Change, que também é diretora executiva da MacArthur.
O que a MacArthur realmente criou é uma consultoria de concorrência que pode gerar e divulgar rapidamente propostas interessantes. Diversos financiadores já estão se inscrevendo para participar: A Pritzker Traubert Foundation, sem fins lucrativos e focada em Chicago, dará início a seu próprio concurso em abril e a Earth’s Call, uma organização sem fins lucrativos voltada para mudanças climáticas, já destinou US $ 50 milhões para investir em ideias descobertas por Lever of Change. Dois outros grupos filantrópicos de financiamento – a operação de gestão familiar ICONIQ Capital e a Asian Venture Philanthropy Network – planejam conectar seus colaboradores à crescente lista de iniciativas encontradas pela Lever.
A próxima rodada do 100 & Change começa em abril, com o vencedor de US $ 100 milhões anunciado no outono de 2020. Mas é realmente o começo da busca da Lever for Change para destravar bilhões de capital inexplorado dos que assistem cada novo concurso mais de perto. “Vamos identificar projetos mais promissores do que um subsídio único apoiaria”, diz Conrad. “E assim estaremos trabalhando ativamente para fortalecer esses projetos, para ajudar essas organizações a refinar suas mensagens e seus planos de implementação para fazer propostas mais fortes, que então disponibilizaremos a outros filantropos.” A iniciativa ajuda no alcance do ODS 16 – Instituições Eficazes e transparentes e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.