Realizada no dia 30 de Abril, a I Ekko Gincana da APA da Baleia Franca reuniu várias instituições e escolas da região para integrar, divulgar e difundir o conhecimento entre os jovens.
Era uma gincana diferente das que costumamos ver em colégios, pois as turmas foram misturadas entre si e o objetivo maior era se divertir e ao mesmo tempo aprender. Ecossistemas, preservação do meio ambiente, cultura e valores da região, conservação da biodiversidade, consumo consciente e reciclagem, entre outros temas, estavam sendo apresentados. Realizada no Gaia Village, em Garopaba, teve a organização a cargo do Fundação Gaia e Instituto Ekko Brasil (Projeto Lontra), contando com a ajuda e participação de outras instituições que compõem o conselho consultivo da unidade de conservação como R3 Animal e Instituto Australis, além de parceiros da Unidade de Conservação que foram fundamentais para o sucesso do evento:Projeto Toninhas, Projeto TAMAR, Grupo Desbravadores Gaivotas do Sul, Meri Assessoria Esportiva, Risco Zero e Jean Vasconcellos – condutor ambiental.
Na chegada as crianças de dez escolas da região foram recebidas com o café da manhã e em seguida divididas em cinco equipes temáticas: Baleia, Tartaruga, Lontra, Lobo e Toninha. Na sequencia, passaram a fazer um circuito entre os estandes para conhecerem mais sobre cada instituição participante. O Instituto Australis mostrou características da Baleia Franca, que foi a pedra fundamental da área de preservação. O Projeto Toninhas, com sede em São Francisco do Sul, trouxe vídeos e informações sobre a vida dessa espécie extremamente ameaçada. O Tamar levou réplicas, materiais biológicos e fez breves palestras sobre as diferentes tartarugas. Um boneco de lontra do tamanho de uma pessoa estava no estande do Projeto Lontra, posando com as crianças (e adultos) para fotos. Além disso,elas puderam brincar em dois tabuleiros gigantes jogos de trilhas sobre estes animais, respondendo perguntas e recebendo dicas sobre elas. A Associação PRO-CREP, que trabalha na região da Praia da Pinheira, em Palhoça, abordou a reciclagem de resíduos, transformando-os para reutilização com diversos fins. O atendimento a animais feridos, a pesca predatória, o problema do lixo e poluição foram tratados pela equipe da Associação R3 Animal.
O almoço, com destaque para o que foi preparado pelos integrantes do Grupo Desbravadores Gaivotas do Sul, com batatas e ovos assados em um fogo de chão, deram um novo fôlego para os estudantes. No instituto Gaia tiveram contato com formas de produção sustentáveis, agricultura regenerativa, energia limpa e alternativas de saneamento, como o banheiro seco. Demonstrações de paraglider encheram os olhos e a imaginação da criançada. A gincana não poderia deixar de teros tradicionais gritos de guerra de cada equipe e no final o encerramento foi feito com uma MaraToninha, corrida com 2,2 km, idealizada pelo Projeto Toninhas e realizada pela Risco Zero. A premiação dos cinco primeiros colocados na corrida, nas categorias masculina e feminina teve direito a troféus, além de todos os participantes terem ganhado medalhas de participação.
A I Ekko Gincana da APA da Baleia Franca teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Garopaba, contou com o patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental e a fundamental participação da Fundação Gaia/ Gaia Village. Foram trabalhados os ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 6 – Água Potável e Saneamento, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis, ODS 12 – Produção e Consumo Responsáveis, ODS 14 – Vida na água, ODS 15 – Vida Terrestre e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. A intenção é tornar essa gincana uma atividade periódica, para cada vez mais difundir o conhecimento sobre a área da Unidade de Conservação, as espécies que vivem dentro dela, como mantê-la e protegê-la, pois “não se pode amar o que não se conhece”, afirma a presidente do IEB, Alesandra Bez Birolo. O Instituto Ekko Brasil é signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.