Desenvolvimento Sustentável será tema de projeto com crianças e adolescentes do Bairro da Juventude

, Carine Bergmann 17 de abril de 2019
 Desenvolvimento Sustentável será tema de projeto com crianças e adolescentes do Bairro da Juventude

Com o objetivo de promover a educação para a sustentabilidade desde a infância, a fim de construir um futuro inclusivo, resiliente e sustentável para todas as pessoas e para o planeta, o Bairro da Juventude e o Movimento ODS Santa Catarina se uniram para desenvolver o projeto “Educação de Crianças e Jovens para a Sustentabilidade”.
Com a duração de seis meses, a iniciativa busca apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para as crianças e adolescentes do Bairro da Juventude, promovendo a educação para a sustentabilidade econômica, social e ambiental. “O propósito é realizar um programa de educação ambiental, identificando problemas e soluções das comunidades onde vivem os atendidos pela Instituição, dando a eles condições de assumirem seu papel na sociedade, como agentes transformadores do futuro”, explica Regina May de Farias – coordenadora do Projeto.

Da teoria para a prática
Apresentados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável as crianças e adolescentes, os mesmos serão convidados a fazer uma reflexão sobre a realidade em que estão inseridos. Os alunos participantes serão divididos em grupos para o desenvolvimento de alguns dos objetivos, pensando em soluções, ações e medidas que possam influenciar políticas públicas para a região, transformações sociais, e ainda inspirar a prática da sustentabilidade na comunidade.

Durante o projeto serão desenvolvidos materiais didáticos e pedagógicos e toda a campanha para a divulgação dos ODS na comunidade, como cartilha educativa impressa, e-book pedagógico, videoaulas e cartazes educativos e de divulgação do projeto. Além disso, serão realizadas oficinas de produção audiovisual, onde os alunos irão aprender a produzir e editar vídeos com seus dispositivos móveis. A oficina será realizada no contraturno escolar e ministrada por especialistas nos ODS e em produção audiovisual. Ao final, os alunos terão condições de produzir um audiovisual sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável identificados na sua comunidade. O projeto prevê também a realização de palestras, abertas à comunidade.

O projeto será encerrado com a realização de um evento com a presença de todos os alunos. Em uma sessão de cinema, serão apresentados audiovisuais produzidos pelas crianças e adolescentes, que poderão falar sobre o tema e sobre a experiência de produzir seu filme. Uma comissão formada por professores, pedagogos e membros da Coordenação Estadual do Movimento Nacional ODS Santa Catarina irá escolher e premiar o melhor filme.

Início do Projeto


O Projeto já está em andamento, e já realizou a primeira palestra aberta ao público e a oficina com os alunos. A palestra, realizada no dia 20 de março, pela Coordenadora Geral do Movimento ODS SC Katiane Vieira reuniu professores, alunos, pais e comunidade próxima ao Bairro da Juventude. “Fortalecer a cultura da sustentabilidade ambiental e social na comunidade escolar e no dia a dia das pessoas é essencial. Projetos como este do Bairro da Juventude, que trabalha os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e busca promover o estímulo necessário para que crianças e adolescentes passem a ser atores responsáveis que contribuem para a criação de um mundo mais sustentável, é fundamental. Afinal, os jovens são motores do desenvolvimento”, afirma Katiane.

Conhecendo os ODS


Já durante todo o dia 22 de março, foi realizada a primeira oficina com a participação de 50 crianças e adolescentes. “Observamos os olhos atentos para descobrir o que significavam aqueles quadradinhos coloridos, muitos deles com palavras difíceis e nunca antes ouvidos por aqueles alunos. Nosso objetivo era transformar a Agenda 2030 em algo acessível para eles, além de sentirem-se responsáveis por disseminá-la, também pensassem de que forma poderiam agir em suas comunidades para alcançar esses objetivos. É de extrema importância que tenhamos esse olhar para crianças e adolescentes para que eles tenham oportunidade de protagonizar propostas de mudança e para que se sintam empoderados para buscar meios de execução. Eles precisam conhecer e aprender que existem possibilidades para que eles coloquem em prática seus anseios para melhorar o mundo”, avalia Fernanda Justus, signatária do Movimento e facilitadora da oficina.

Assim foi o caso do Rafael, um aluno da segunda turma que descobriu que pode sugerir uma lei municipal que seja mais rigorosa com praticantes de maus tratos animais. O Rafa percebeu que muitos cachorros sofrem em sua cidade e quer acabar com essa situação. Ainda, foi impressionante a quantidade de estudantes preocupados com questões ambientais relacionadas ao lixo e à alimentação saudável.

“É por eles e para eles que estamos tão empenhadas em executar esse projeto, que com certeza irá despertar essa juventude em prol do alcance das metas dos ODS”, comenta Fernanda.

Sobre o Movimento
O Brasil é signatário do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD com a missão de alinhar seus serviços às necessidades de um país dinâmico, multifacetado e diversificado. Através dos projetos que desenvolve, o PNUD presta apoio aos países para que alcancem seus próprios objetivos de desenvolvimento e as metas acordadas internacionalmente.
Em Santa Catarina, a fim de representar e colocar em prática os objetivos e metas de desenvolvimento sustentável do Estado e do País se estabeleceu o Movimento ODS Santa Catarina, filiado ao Movimento Nacional. O movimento é constituído por voluntários, tem caráter apartidário, plural e ecumênico, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, na perspectiva do desenvolvimento sustentável, visando cumprir com os compromissos assumidos pelo país junto à ONU para os ODS.

Atualmente, o movimento conta com a participação de 341 signatários, representantes de entidades, grupos, empresas e órgãos públicos de 35 municípios catarinense. O Bairro da Juventude é uma destas instituições, atuante como representante do Movimento ODS Santa Catarina na região de Criciúma. É instituição âncora do movimento, e proponente deste projeto devido à sua atuação na produção e disseminação de conhecimento. Por isso propõe o projeto a fim de realizar um programa de formação para sustentabilidade, aplicado de forma interdisciplinar com as matérias escolares. Os professores receberão treinamento, material didático e informações que deverão ser aplicadas de forma transdisciplinar nas matérias escolares. Seus alunos são oriundos de 82 bairros localizados em áreas de vulnerabilidade social de Criciúma.
“A instituição vem assumindo sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável desde os 8 Objetivos do Milênio, desenvolvendo ações efetivas que contribuiram para o alcance desses objetivos. Agora com os 17 ODS, buscamos assegurar que o nosso trabalho local possa impactar no desenvolvimento global. Atuamos principalmente nos objetivos que buscam assegurar a educação de qualidade, o desenvolvimento social e a formação de parcerias”, afirma Neto Nunes, coordenador pedagógico do Bairro da Juventude.

Sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões é um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável. Para esse fim, deve haver a promoção de um crescimento econômico sustentável, inclusivo e equitativo, criando melhores oportunidades para todos, reduzindo as desigualdades, elevando padrões básicos de vida, estimulando a inclusão e o desenvolvimento social justo, e promovendo o gerenciamento integrado e sustentável dos recursos naturais e dos ecossistemas.

Para tanto, os 193 países-membros das Nações Unidas, entre eles o Brasil, reuniram-se em 2015 na Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, realizada em Nova York, e adotaram oficialmente uma agenda de desenvolvimento sustentável, também chamada de Agenda 2030, definindo objetivo e metas para a sustentabilidade do planeta a serem adotadas nos próximos 15 anos.

Assim, foram definidos 17 Objetivos e 169 metas de Desenvolvimento Sustentável para serem adotados pelos países:

Erradicação da Pobreza: em todas as suas formas, em todos os lugares;
Fome Zero e Agricultura Sustentável: acabar com a fome, alcançar segurança alimentar e nutricional e promover agricultura sustentável;
Saúde e Bem-Estar: assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades;
Educação de Qualidade: assegurar educação inclusiva e equitativa de qualidade e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;
Igualdade de gênero: alcançar igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas;
Água Potável e Saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos;
Energia Limpa e Acessível: assegurar a todos o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia;
Trabalho Decente e Crescimento Econômico: promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
Indústria, Inovação e Infraestrutura: construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação;
Redução das Desigualdades: reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles;
Cidades e Comunidades Sustentáveis: tornar as cidades e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis;
Consumo e Produção Responsável: assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis;
Ação Contra a Mudança Global do Clima: tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e os seus impactos;
Vida na Água: conservar e usar sustentavelmente os oceanos, mares e recurso marinhos, para o desenvolvimento sustentável;
Vida Terrestre: proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda da biodiversidade;
Paz, Justiça e Instituições Eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis;
Parcerias e Meios de Implementação: fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

São parceiros do projeto a Prefeitura Municipal de Criciúma, por meio de um convênio entre o Bairro da Juventude e a Secretaria de Educação do Município, o CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Engie Brasil Energia.