Disseminar conhecimento sobre direito para empoderar mulheres, encorajar para que denunciem, não tenham vergonha e procurem a ajuda de um profissional. Estes foram os objetivos da série de vídeos sobre violência doméstica e familiar, iniciativa da Gouvêa do Reis Advogados, organização signatária do Movimento Nacional ODS Nós Podemos SC.
“Em virtude da quantidade de mulheres que atendo e identifico algum tipo de violência existente em seus relacionamentos, senti a necessidade de elucidar de forma clara e objetiva quais são os tipos de abusos mais frequentes, tendo como pilar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável – ODS número 05, ou seja, a igualdade de gênero, focada em acabar com a discriminação contra mulheres, eliminar a violência, bem como, as práticas abusivas”, explicou a advogada Luessa de Simas Santos.
A violência doméstica e familiar contra a mulher passou a ser considerada crime a partir da aprovação de Lei n. 11.340, em 7 de agosto de 2006, conhecida como Lei Maria da Penha. Os vídeos explicam os cinco tipos de violência existentes.
Confira:
Violência doméstica:
Violência psicológica
Violência física
Violência moral
Violência patrimonial
Violência sexual