A partir desta semana, a ONU está oferecendo um novo curso a distância sobre emprego e trabalho decente.
A iniciativa, que é gratuita, é oferecida por duas agências: Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).
O curso tem a duração de 10 horas, podendo ser concluído no ritmo que cada aluno julgar apropriado, com o método do autoaprendizado.
Os alunos serão capazes de aprender os conceitos e definições essenciais relacionados ao emprego decente, e a importância deste tipo de emprego para o desenvolvimento agrícola e a redução da fome e da pobreza.
De acordo com a FAO, o emprego rural na América Latina e no Caribe é muitas vezes precário – o que explica por que a pobreza ainda afeta cerca de metade dos habitantes rurais.
O curso também discute maneiras de melhorar o emprego dos jovens, promover o empoderamento das mulheres rurais e erradicar as formas perigosas de trabalho infantil na agricultura.
Além disso, oferece diretrizes para a introdução do problema do emprego e do trabalho decente nas estratégias e programas agrícolas, com ênfase em grupos específicos, como mulheres, jovens e crianças rurais no setor agrícola.
Como participar?
Para participar do curso, é necessário criar uma conta no Núcleo de Treinamento em Políticas Públicas do Escritório Regional da FAO. Se você ainda não tem uma conta, pode seguir este tutorial de registro.
O curso, que fica aberto até 31 de dezembro de 2018, foi desenvolvido pela FAO e pela OIT e é financiado pela Agência Sueca para a Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.