As chuvas de janeiro impactaram mais de 3,5 mil catarinenses. Como resposta aos problemas ocorridos, o ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis lançou o Fundo Comunitário de Reconstrução, em parceria com a secretaria de Estado da Defesa Civil e o Movimento Acredito.
100% dos recursos serão doados as famílias e OSCs (Organizações da Sociedade Civil) que sofreram perdas em decorrência das chuvas.
Ao todo, 253,5 mil foram mobilizados, sendo que 25 famílias no total serão apoiadas em Florianópolis e 30 famílias em outros municípios do Estado.
Municípios que já foram apoiados:
10 famílias em Penha
08 famílias em Camboriú
08 famílias em São Francisco do Sul
Ainda serão entregues cartas de créditos de R$ 4 mil reais para compra de móveis e eletrodomésticos para mais seis famílias dos municípios de Major Gercino, Galvão, Biguaçu e São João Batista.
“Essa decisão de priorização das famílias e municípios não foi fácil. Sabíamos que a quantia arrecadada não seria suficiente para apoiar todas as famílias atingidas. Por isso buscamos envolver organizações, pessoas e setores para poder escolher as famílias que mais precisavam, afirma Aghata Gonsalves, Coordenadora do Fundo e Assessora de Desenvolvimento Institucional do ICOM.
“Só se chega a resultados como este graças a solidariedade e a empatia. Colocar-se no lugar do outro é uma forma de fazermos mais pela nossa cidade, pelo nosso país”, afirmou Renato Gama Lobo, Prefeito de São Francisco do Sul.
Sobre o ICOM
O ICOM atua como Fundação Comunitária, apoiando empresas e indivíduos para que possam fazer investimentos sociais e doações com alto impacto social. Ao mesmo tempo, auxilia organizações da sociedade civil a terem uma gestão mais eficiente e a servirem como canais de participação dos cidadãos para melhorarem a qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina. É signatário e Instituição Âncora do Movimento ODS Nós Podemos SC. Seus projetos contribuem para o alcance dos ODS 10 – Redução das Desigualdades, ODS 11 – Cidades e Comunidades mais sustentáveis e ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes.
Foto: Divulgação ICOM.