Nós Podemos Grande Florianópolis discute ODS7 e ODS11

, , Regina 7 de novembro de 2017
 Nós Podemos Grande Florianópolis discute ODS7 e ODS11

O Seminário Energias Renováveis e Cidades Sustentáveis ODS 7 e ODS 11, promovido pelo Comitê Grande Florianópolis, do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina, foi realizado no dia 7 de novembro, no auditório do Ministério Público de Santa Catarina.

 

Com o objetivo de disseminar e discutir as possibilidades de contribuição com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas (ONU), o Seminário abordou ações e experiências que contribuem com dois dos 17 ODS: o ODS 7 Energia limpa e acessível e o ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis.

 

A Engie Brasil Energia abordou sobre o ODS 7 Energia limpa e acessível trata do acesso às diferentes fontes de energia, principalmente às renováveis, eficientes e não poluentes. Luciane Pinheiro Pedro, Coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da ENGIE, apresentou o programa de investimento social e incentivos fiscais da organização, relacionando-os com os ODS.

ODS 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis, tem o propósito de tornar as cidades mais inclusivas, seguras, sustentáveis e resilientes a desastres ou a eventos incomuns. E para tratar desse assunto, Camile Longarette, representando a equipe do Prof. Marcus Pollette, da Universidade do Vale do Itajaí | Univali, apresentou o planejamento feito para a Prefeitura de Itajaí pensando os ODS para além de 2030.

 

Case de Signtários

A Sponge: plataforma de incentivo para destinação correta dos resíduos sólidos, e cumprimento da lei 12.305/2010.
Apresentou sua experiência, que ajuda a lidar com o ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis.

A Pague Verde também seu case: um programa de pontos que recompensa por consumir energia de forma inteligente. A ideia é apoiar o consumidor no gerenciamento do seu consumo de energia e acumular descontos em produtos e serviços ao reduzir o consumo!

Já a empreendedora Carina Zagonel, do projeto Armário Coletivo, apresentou seu case, que ajuda a lidar com os ODS11 e ODS12 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e Consumo e Produção Responsáveis.

 

 

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

1) Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2) Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e a melhoria da nutrição, e promover a agricultura sustentável.

3) Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

4) Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5) Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6) Assegurar a disponibilidade e a gestão sustentável da água, e saneamento para todos.

7) Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e com preço acessível à energia para todos.

8) Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, o emprego pleno e produtivo, e o trabalho decente para todos.

9) Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.

10) Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11) Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12) Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13) Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e os seus impactos.

14) Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15) Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra, e deter a perda de biodiversidade.

16) Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos, e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17) Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

 

O Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina

 

O Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense, visando cumprir com os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU durante sua 70ª Assembleia Geral realizada em setembro de 2015, em Nova York.

Tem por missão facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática das pessoas e organizações em Santa Catarina. Busca a construção de uma sociedade melhor, socialmente inclusiva, ambientalmente sustentável e economicamente equilibrada.