Nós Podemos Brusque apresenta case de signatários

, , Regina 18 de agosto de 2017
 Nós Podemos Brusque apresenta case de signatários
No dia 17 de agosto o Movimento ODS Nós Podemos Brusque realizou uma reunião aberta com os novos signatários. Neste encontro foram apresentamos 2 cases locais ligado aos ODS.

1º Case: ZEN orienta estudantes brusquenses a desenvolverem projetos de sustentabilidade ambiental

 

 

 

A ZEN desafiou cerca de 80 estudantes de quarto e quinto anos das escolas de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks e de Ensino Fundamental Padre Luiz Gonzaga Steiner, da cidade de Brusque (SC), a desenvolverem projetos utilizando materiais recicláveis e apresentá-los durante a Semana Ibero-Americana de Sustentabilidade – Ciclo Siete. Promovido pelo Parque Zoobotânico, entre os dias 25 e 26 de abril, o evento fez parte das comemorações do Dia da Terra (22 de abril).

 

Esta é a segunda vez que a fabricante de autopeças catarinense participa dessa iniciativa, que tem o objetivo de divulgar ações desenvolvidas em conjunto entre a comunidade, o setor público e o setor privado de várias localidades dos 22 países ibero-americanos. A meta é conscientizar as pessoas de que pequenas ações e diferentes experiências podem gerar uma grande mudança no comportamento e nas atitudes da população, e, dessa forma, impactar na busca do desenvolvimento sustentável.

 

O desafio

 

O analista do Sistema de Gestão Ambiental da ZEN, Felipe Costa, explica que lançou o desafio para as crianças após ministrar uma palestra sobre meio ambiente e sustentabilidade nessas duas escolas. “Desafiamos as crianças a representarem nossa cidade e desenvolverem projetos sobre o tema para que pudessem exercer o senso crítico em relação ao meio ambiente. Elas surpreenderam a todos pela qualidade dos trabalhos”, elogia Costa.

 

Entre os destaques estavam dois puffs para decorar a sala. O primeiro utilizava pneu, esponja e barbantes coloridos, enquanto o outro, cones de linha vazio e sobras de tecido, além de papelão.  Outro que chamou bastante a atenção dos participantes foi uma lanterna feita com garrafa pet. “Ela era preenchida com esponja. Os jovens ainda montaram um circuito elétrico para ligar a lâmpada led, o que foi bem interessante”, explica Costa.

 

Além de auxiliar os estudantes a desenvolverem os seus trabalhos, a ZEN também foi responsável pelo transporte das crianças até o Parque Zoobotânico. Após a apresentação dos projetos, a criançada passeou pelo local e participou de diversas brincadeiras.

 

 

2º Case –  Programa Observador Social Mirim
O Programa é um apoio pedagógico e uma complementação educacional promovidos pelo Observatório Social de Brusque com apoio da Receita Federal do Brasil e da Unimed Brusque. Destina-se à crianças do 4° ano do Ensino Fundamental de Brusque e Guabiruba. Tem como objetivo desenvolver a personalidade vinculada às boas práticas e valorizar a cidadania e autoestima, tendo como tema a importância social dos Tributos e o direito/dever de exercer a fiscalização na aplicação dos recursos públicos.
No ano de 2017 o projeto alcançará 2500 crianças.