Objetivos estratégicos para o meio ambiente em 2030 são propostos

, Regina 21 de junho de 2017
 Objetivos estratégicos para o meio ambiente em 2030 são propostos

Como estará o meio ambiente em Santa Catarina em 2030 foi tema do workshop realizado ontem, na Escola de Governo (ENA) em Florianópolis. Representantes do Governo e de instituições da sociedade civil organizada traçaram objetivos estratégicos para biodiversidade, água, saneamento e resíduos sólidos. O Movimento ODS Nós Podemos SC esteve presente neste workshop que faz parte da elaboração do Plano de Desenvolvimento Catarinense para 2030, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento com apoio da UFSC.

 

“O Propósito do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina é o mesmo que o nosso, pensar Santa Catarina até 2030. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) já estão sendo considerados nessa discussão, e nesse sentido a presença do Movimento é importante, pois estamos representando diferentes setores da sociedade, incluindo na conversa além do poder público, a sociedade civil e o setor privado”, afirma Adelita Adiers, coordenadora geral do Movimento.

 

“O Movimento está participando dos workshops setoriais e quando houverem os seminários regionais,  vamos mobilizar os nossos signatários para participarem”, explica Regina May, apoio a gestão do Movimento.

 

Os participantes do encontro propuseram que Santa Catarina seja referência nacional em aspectos como índice de cobertura de coleta e tratamento de esgotos sanitários, qualidade das águas e do ar. No Estado, 99% da população têm acesso à água encanada. Outro objetivo estratégico sugerido foi ampliar a geração de energia elétrica de matriz de fontes renováveis. Quanto à proteção da biodiversidade, uma alternativa é ampliar o programa de pagamento de serviços ambientais.

 

“O meio ambiente é uma área muito importante na medida em que ela tem uma intersecção com outras áreas, tanto de atividade produtiva como da vida humana. Então nesse sentido foi uma oportunidade de estar ouvindo vários setores da sociedade, especialmente um pessoal muito qualificado das áreas de planejamento do Governo do Estado e de órgãos que se envolvem com o meio ambiente”, avaliou o professor da UFSC Fernando Seabra.
“O homem integra o meio ambiente e hoje temos que pensar como queremos que o meio ambiente esteja em 2030”, disse o secretário adjunto de Planejamento Fábio Botelho.

 

Propostas de objetivos estratégicos:

 

– Ser referência em qualidade do ar no país

– Ampliar a geração de energia elétrica de matriz de fontes renováveis.

– Ser referência nacional em índice de cobertura de coleta e tratamento de esgotos sanitários.

– Promover o uso dos recursos naturais de forma a garantir sustentabilidade do meio ambiente.

– Ampliar a oferta e a qualidade dos recursos hídricos.

– Ampliar a cobertura, melhorar a qualidade e conectividade dos ecossistemas nativos.

– Fomentar a criação de incentivos à provisão e a manutenção dos serviços ecossistemicos.

– Promover ações de ações de mitigação e adaptação de mudanças climáticas.

– Implementar o programa de educação ambiental e sanitária na grade curricular do ensino básico de SC.

– Recuperar e preservar a biodiversidade catarinense.

– Implementar, de forma efetiva, a política de saneamento ambiental.

– Preservar e regularizar os regimes hídricos.

– Estimular as ações e atividades de redução da geração, reuso e reciclagem.

– Estimular a sustentabilidade financeira dos serviços de coleta, transporte e destino final dos resíduos sólidos.

– Melhorar a qualidade da água.

– Melhorar a biodiversidade.

 

Participaram do workshop representantes das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Defesa Civil e Planejamento, além de Fatma, programa SC Rural, Fapesc, ENA, Polícia Ambiental, Casan, Ministério Público, Alesc e Movimento Nacional ODS Nós Podemos SC.

 

>>Acesse a apresentação do professor da UFSC Fernando Seabra

 

Sobre o Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030

 

O Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina 2030 abordará quatro grandes dimensões: Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Infraestrutura e Meio Ambiente e Gestão Pública. É uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, em cooperação com a UFSC e com apoio da FAPESC.

 

Será construído de forma participativa a partir do estabelecimento de indicadores, metas, objetivos e estratégias como instrumento auxiliar para a ação governamental em Santa Catarina. Busca responder as seguintes questões: onde estamos, aonde queremos chegar, como vamos chegar lá e com quais instrumentos de governança.

 

Confira como foram os  workshops setoriais abordando os temas: segurança pública; assistência social, trabalho e habitação; agricultura e pesca e mobilidade urbana.

 

Depois dessa etapa, a equipe técnica fará entrevistas com especialistas de cada área e apresentará o conteúdo em workshops regionais (Grande Florianópolis, litoral norte, litoral sul, Planalto Serrano, Planalto Norte, Alto Vale do Itajaí, Meio Oeste e Oeste).

 

Informações e foto:
Rosália Dors Pessato
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado do Planejamento

 

 Conheça os 17 ODS:

 

– Objetivo 1: Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares

– Objetivo 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável

– Objetivo 3: Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades

– Objetivo 4: Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos

– Objetivo 5: Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas

– Objetivo 6: Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos

– Objetivo 7: Assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos

– Objetivo 8: Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos

– Objetivo 9: Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação

– Objetivo 10: Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles

– Objetivo 11: Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis

– Objetivo 12: Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis

– Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável

– Objetivo 15: Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade

– Objetivo 16: Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis

– Objetivo 17: Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.