408 quilos de lixo eletrônico coletados no Dia D Eco Ponto em Brusque

, , Regina 12 de maio de 2017
 408 quilos de lixo eletrônico coletados no Dia D Eco Ponto em Brusque

No dia 11 de maio, o Núcleo de Gestão Ambiental da Acibr realizou o primeiro Dia D do ano, de Eco Ponto para a coleta de resíduos que não podem ser descartados juntamente com o lixo comum. A iniciativa desenvolvida desde 2015, visa atender a Lei Nacional para Controle de Resíduos Sólidos, e facilitar para a comunidade o descarte correto de materiais como lixo eletrônico (aparelhos celulares, TVs, computadores,…), pneus, lâmpadas, pilhas e baterias. “São resíduos perigosos, de contaminação severa para o meio ambiente, que precisam de um trabalho de descontaminação e um tratamento adequado antes de serem encaminhados para um aterro sanitário, ou até mesmo para reciclagem, no caso dos eletrônicos”, explica a bióloga Greice Moresco Mafra.

 

 

Desde que as coletas começaram a ser realizadas pelo Núcleo de Gestão Ambiental, a participação da população vêm aumentando. “A tecnologia vem avançando, novos modelos de eletrônicos são lançados a cada dia e a tendência é aumentar cada vez mais esse tipo de resíduos, como aparelhos de celular, TVs e computadores. Da mesma forma, lâmpadas, baterias e pilhas são materiais muito usados. Percebemos que está havendo um engajamento da comunidade nesse sentido, que a cada Dia D, mais pessoas vêm descartar seu lixo, mas o trabalho de conscientização tem que ser contínuo”, observa Greice.

 

 

De acordo com a consultora do Núcleo Rose Debatin Civinski, nesta edição do Eco Ponto o maior volume de materiais recolhidos foi de lâmpadas: “tivemos o descarte de 2.066 lâmpadas, 153 quilos de pilhas e baterias, e 408 quilos de lixo eletrônico, sendo na sua maioria, aparelhos de TV e computadores. Lembrando que o Eco Ponto funciona durante todo o ano, anexo a empresa Caçamba Cidade Limpa, e que ao longo de 2017, teremos mais duas edições do Dia D em 10 de agosto e 9 de novembro. Não há custo para o descarte de lixo eletrônico, pneus, pilhas e baterias, mas para lâmpadas, é cobrado o valor de R$ 1 por unidade”, destaca Rose.

 

eco_ponto_dia_d

 

 

Conscientização

 

 

Para realizar a coleta e o descarte correto de resíduos sólidos, o Núcleo de Gestão Ambiental da Acibr conta com a parceria do SESC, empresa Rio Vivo e Fundação do Meio Ambiente. Estudantes do SESC que integram o Projeto Habilidades de Estudo e o Clube Arte Vida Verde, acompanharam a coleta de materiais. Henrique Luiz Gallassini, de 10 anos, é um dos alunos que chama atenção para a necessidade de conscientização das pessoas.

 

 

“Na nossa escola nós ajudamos a cultivar a horta, e também a manter os locais limpos, recolhendo o lixo que as pessoas jogam no chão. E esse projeto aqui também é bem legal, porque esse tipo de lixo é muito prejudicial e não deve ser jogado na natureza. Quando a gente estraga a natureza, maltratamos a nós mesmos. Quanto mais nós matamos plantas e árvores, mais nós prejudicamos a nossa saúde. As pessoas mais velhas ainda não entendem muito bem a importância de separar o lixo corretamente, mas nós crianças, tentamos ensinar elas a fazer o que é certo”, salienta Henrique.

 

ECO_ponto_dia_d_2

 

A aposentada Marisa Lewandovsky e o comerciante Alexandre da Silva, estão entre as dezenas de pessoas que participaram do Dia D e fizeram o descarte de materiais. “Acho essa iniciativa muito positiva. Desde o ano passado quando fiquei sabendo do Eco Ponto, tenho vindo descartar materiais. Sempre temos alguma coisa em casa que não funciona mais e vamos guardando para dar o destino correto. Hoje vim trazer computadores e pilhas”, declara a aposentada.

 

 

“Essa é uma oportunidade muito boa, pois sabemos que os materiais que trazemos aqui vão ter um descarte correto e precisamos de iniciativas como essa, para evitar cada vez mais, que as pessoas despejem esse tipo de lixo na natureza”, completa Alexandre, que se desfez de centenas de pilhas.