Nesta quarta-feira (5) recebemos no ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis (Instituição Âncora do Movimento) o diretor da Global Shapers, Yemi Babington-Ashaye. Ele está visitando alguns Hubs do Brasil para conhecer de perto o que os Shapers estão fazendo em suas comunidades.
A Global Shapers é uma rede internacional de jovens lideranças, presentes em mais de 170 países. É um grupo formado pelo Fórum Econômico Mundial, uma organização sem fins lucrativos baseada em Genebra, conhecido por suas reuniões anuais em Davos, Suíça nas quais reúne os principais líderes empresariais e políticos, assim como intelectuais e jornalistas para discutir as questões mais urgentes enfrentadas mundialmente, incluindo saúde e meio-ambiente. O objetivo da criação do Global Shapers é envolver e dar voz aos jovens. Globals Shapers, em tradução livre, significa “Construtores do Mundo”.
Além de visitar os Hubs, Yemi aproveitou a visita a Florianópolis para conhecer e formar uma parceria com o Movimento ODS Nós Podemos SC, e na ocasião convidou o conselheiro fiscal do Movimento Anderson Giovani da Silva e Regina May – que faz o apoio a gestão do Movimento, para serem mentores do Hub da Global Shapers em Santa Catarina. Além disso, os Shapers se identificam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
“O Movimento está aberto à rede Global Shapers, ainda mais nesse momento que estamos mobilizando jovens para fazerem parte do núcleo ODS Jovem”, conta Regina.
Na oportunidade, Anderson Giovani que também é Conselheiro do ICOM explicou para Yemi o que é o ICOM, sua missão de promover o desenvolvimento comunitário e afirmou que a organização pode ajudar a criar esse Hub do Global Shapers em Florianópolis.
Global Shapers — É uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial. Composta por uma rede de Hubs desenvolvidos e liderados por jovens entre 20 e 30 anos de idade. A Global Shapers foi fundada pelo presidente executivo do Fórum Econômico Mundial, o Professor Klaus Schwab, no ano de 2011.
Em 26 de junho de 2016, a comunidade era composta por 459 Hubs com mais de 6.216 Shapers.
Hubs
Hubs são locais em que o Global Shapers se organiza, geralmente em grandes cidades em todo o mundo, e os participantes da comunidade são chamados de Shapers. Estes membros desenvolvem projetos e atividades que geram um impacto positivo na comunidade onde estão inseridos. A comunidade é energizada pelas diversas interações e projetos gerados dentro de cada Hub, sendo essas relações entre Hubs nacionais ou a nível mundial. Shapers também interagem com outras comunidades do Fórum Econômico Mundial.