As mulheres são 51% da população do Brasil
Só 42% das mulheres jovens estão empregadas, enquanto 65% dos homens jovens estão empregados
As mulheres com mais de 12 anos de estudo recebem 65% do salário que eles recebem
Só 39% dos jovens brancos, e 40% dos jovens negros, fazem as atividades domésticas
Já 78% das jovens brancas e 86% das jovens negras, fazem as atividades domésticas
As mulheres são vítimas de violência, na maioria dos casos provocadas por homens conhecidos. Uma mulher é morta a cada 1h30
54% dessas vítimas são mulheres jovens e 61% são mulheres negras
Esses dados sobre igualdade de gênero, levantados pela ONU Mulheres Brasil, mostra que para alcançarmos a Igualdade de Gênero é preciso respeito, liberdade para tomar decisão sobre a própria vida e equilíbrio de poder. Precisamos de mais igualdades, mais direitos e oportunidade.
As crianças recebem desde cedo modelos de comportamento masculinos e femininos, carregados de estereótipos, os quais contribuem para perpetuar a desigualdade de gênero.
As mulheres, embora constituam a maior parte da força de trabalho no mundo, são discriminadas de todas as formas. De um modo geral, em todos os países, elas recebem salários inferiores aos dos homens, mesmo quando ocupam a mesma função ou têm a mesma profissão.
Há muitas regiões do planeta em que a mulher não tem os direitos mínimos que o homem. Há violência contra as mulheres das mais variadas formas. Nos dias atuais ainda há mutilação feminina com a extirpação do clitóris em muitas partes do globo. Religiões discriminam as mulheres por meio de interpretações dúbias de seus textos sagrados, relegando-as a uma condição de submissão e de opressão.
ODS 5
A igualdade de gênero, com empoderamento de meninas e mulheres é o tema do ODS 5. Esse objetivo pede o fim da discriminação (5.1) e da violência (5.2) contra mulheres e meninas.
Para além da dimensão da cidadania e do direito à vida, a meta trata também de questões econômicas, buscando reformas que levem a direitos iguais à propriedade, controle sobre a terra, recursos financeiros, herança e recursos naturais (5.a).
Como estratégia para conferir mais poder as mulheres, está o uso das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), sobre o que versa a meta 5.b.
À convite do Movimento ODS Nós Podemos SC, a Coordenadora de Políticas Públicas Municipal de Florianópolis, Solange Adão nos Traz 5 Dicas para alcançarmos a Igualdade de Gênero.
Confira: