Movimento realiza primeira Assembleia Geral de 2017 e certifica os Signatários

, Regina 30 de março de 2017
 Movimento realiza primeira Assembleia Geral de 2017 e certifica os Signatários

Você já imaginou se na sua cidade não existisse nenhuma criança fora da escola, todos pudessem ter um trabalho decente, mulheres e homens com as mesmas oportunidades, e ainda que houvesse água potável e saneamento para todos? Seria sonhar demais?

Esse sonho foi transformado em metas, e estão entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda para pessoas, prosperidade e para o planeta, com objetivos a serem alcançados até 2030. São 169 metas e 234 indicadores, que foram pactuados pelos 193 países signatários da ONU, entre eles o Brasil.

Em nosso Estado, o Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina, formado por um grupo de voluntários, está mobilizando setores públicos, privados e sociedade civil para alcançarem esses objetivos. Hoje são 105 signatários do Movimento em Santa Catarina. Boa parte deles estiveram presentes nesta quarta-feira (29) na primeira Assembleia Geral de 2017, que foi realizada à partir das 13h no BRDE  – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, em Florianópolis. Foram 74 pessoas presentes, entre elas, 59 signatários.

Foto: Guilherme Carbonari
Adelita Adiers – Coordenadora Geral do Movimento ODS Nós Podemos SC

“Ver tantas pessoas aqui hoje, mostra o quanto estamos comprometidos. Esta é uma prova que estamos no caminho certo. O Movimento não é feito por apenas uma pessoa, o Movimento somos todos nós!”, afirmou Adelita.

Revisão do Estatuto

Na ocasião, conduzidos pela Coordenadora Geral Adelita Adiers e pela Conselheira Fiscal Luessa de Simas Santos, puderam revisar o estatuto.  Dentre as principais alterações, a permissão para que a atual coordenação, que atualmente tem uma gestão com duração de 2 anos, possa se reeleger para mais dois anos. Para ler o estatuto revisado clique aqui.

Eleição cargos vacantes

Além disso, houve a eleição para os cargos de Coordenador de Comunicação e Coordenador de Projetos e Recursos Adjunto. Foram eleitas Cheila Zortéa e Aline Serafini, ambas signatárias pessoa física.

IFoto: Guilherme Carbonari
Cheila Zortéa – Coordenadora de Comunicação eleita. Signatária pessoa física

Foto Guilherme Carbonari
Aline Serafini – eleita como Coordenadora de Projetos e Recursos Adjunta. Signatária pessoa física.

Prestação de contas

Dentro da programação da Assembleia também houve o momento de prestação de contas, proferida pelo Coordenador de Finanças, Dilmar Franchini. Acesse aqui a apresentação com a prestação de contas.

Dilmar Franchini - Coordenador de Finanças
Dilmar Franchini – Coordenador de Finanças

Estratégias de captação de recursos

Após isso, Regina May, que faz o apoio a gestão do Movimento, explicou as estratégias de captação de recurso do Movimento, a RIS ODS e a modalidade de Apoiador Oficial dos ODS em Santa Catarina.

Plano de Ação 2017

Adelita também apresentou o Plano de Ação para 2017,  sendo as principais ações macro: reunião com os comitês; criação de um Comitê Regional na Grande Florianópolis; elaboração do Kit Signatário; elaboração do Manual e Plano Mínimo para Comitês; formação ODS Think Thank; formação do Núcleo ODS Jovem; lançamento da Certificação ODS e  uma Campanha de Sensibilização pelos ODS em setembro.

Comitês Locais e Repactuação dos Signatários

A Coordenadora de Mobilização Andreia Amorim deu sequência a apresentação, falando da papel da Coordenação de fortalecer os Comitês Municipais. “Enquanto Coordenação Estadual estamos aqui para dar suporte para os comitês locais. E os municípios que não tem comitê, estamos trabalhando na perspectiva dos comitês regionais”. Na manhã deste dia, os Comitês Locais estiveram reunidos para traçar seus planos de ação para 2017.

Andreia Amorim - Coordenadora de Mobilização
Andreia Amorim – Coordenadora de Mobilização

Andreia também salientou que a maior parte dos 105 signatários do Movimento são pessoas representantes do setor privado, mas lembrou do quanto é importante o engajamento do setor público e de toda a sociedade: “nós precisamos do engajamento do poder público, que vai atuar diretamente nos indicadores de políticas públicas. Essa é uma agenda para todos.  Por isso é muito importante entender o que são os ODS e como colocamos esses objetivos nas nossas práticas do dia a dia”.

Andreia também aproveitou a ocasião e lançou e desafio aos Signatários, para montar o Comitê Local da Grande Florianópolis.

Selo ODS

Em seguida, a Coordenadora de Comunicação Adjunta Gabriela Galastri apresentou o novo selo do Movimento, que os signatários poderão usar para certificar o seu compromisso com os ODS.

Foto: Guilherme Carbonari
Gabriela Galastri – Coordenadora de Comunicação Adjunta

Foto Guilherme Carbonari
Selo criado para os Signatários usarem como certificação do compromisso com os ODS.

Certificação

Logo após, foi o momento de entregar o Certificado de Adesão para as pessoas e organizações que assumiram compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Para conferir as fotos da certificação, acesse nossa página no Facebook.

Acesse aqui a apresentação da Assembleia Geral.

[pdf-embedder url=”http://nospodemos-sc.org.br/newsite/wp-content/uploads/2017/03/Assembleia_2017.pdf”]

Fotos: Guilherme Carbonari.