Afinal, temos uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável?

, Regina 22 de agosto de 2016
 Afinal, temos uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável?

Por Gabriela Galastri – Coordenadora adjunta de Comunicação

Talvez um dos mais importantes dentre todos os ODS, o objetivo 17 é o que mais tem metas. Ele se resume a um pacto, uma união e uma ajuda global para que os outros 16 objetivos sejam alcançados até 2030. Falamos aqui de um intercâmbio de informações, cooperação e investimentos em países em desenvolvimento.

 

Será que estamos no caminho certo? Temos movimentos em ambos os lados, o da aliança e o da separação. Falamos em pacto global e podemos observar diversas ações humanitárias vindas de diversos países às regiões necessitadas, muitas conduzidas pela própria ONU. Porém, apesar de boas iniciativas, presenciamos fatos que nos fazem andar para trás como, por exemplo, países que estão reforçando suas fronteiras na tentativa de controlar a entrada de imigrantes refugiados vindos de guerras civis que assolam seus países de origem. A saída do Reino Unido da União Européia – o famoso Brexit – também é um marco do retrocesso e que pode afetar a economia mundial.

 

Entre os dias 11 e 20 de julho acontece, em Nova York, o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável com o tema “No one’s left behind” ou seja, “Ninguém será deixado para trás”. O Fórum tem como objetivo propiciar essa coesão entre os países no alcance dos ODS e fornecer uma oportunidade de debate sobre o tema para que todos trabalhem em sinergia.

 

O objetivo 17 é desafiador e precisa de muito comprometimento e ajuda de toda a sociedade para que consiga alcançar um resultado positivo, afinal precisamos mais do que nunca de uma união entre países para conseguir alcançar metas globais.

Artigo publicado na edição 45 do boletim informativo do Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina