ODS no cotidiano dos catarinenses – planejamento parte 2

, Regina 4 de julho de 2016
 ODS no cotidiano dos catarinenses – planejamento parte 2

No dia 29 de junho finalizamos nosso planejamento estratégico para o período de 2016 a 2018. Nele identificamos que somos um Movimento Social formado por 225 integrantes, sendo que 31% deles são empresas, 7% são instituições de ensino de nível técnico e superior, 30% são organizações da sociedade civil, 13% são organizações de classe profissionais e empresariais, 12% são órgãos e autarquias do Poder Público estadual e municipais e 7% são cidadãos, que acreditam em seu potencial para transformar o mundo num lugar melhor por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

planejamento_parteb

Definimos nosso foco de atuação visando incorporar os ODS na prática das pessoas e organizações. Para isso, estamos definindo diretrizes para envolver todos os comitês municipais e integrantes do Movimento. Assim, vamos fortalecer as ações em prol do Desenvolvimento Sustentável no estado de Santa Catarina. Serão ações efetivas de impacto na sociedade, empresas e poder público e, por meio delas, queremos ser reconhecidos como o Movimento referência na atuação pelos ODS.

“A partir do planejamento ficou claro para o grupo o seu papel como articulação. Precisamos motivar quem atua na base a executar as ações em prol dos ODS e muitas das nossas estratégias definidas hoje serão para esse fim. Vamos focar no direcionamento dos comitês locais, pois são eles que estão na ponta e juntamente com outras organizações poderão ser os principais agentes de transformação”, afirma Gabriela Galastri, coordenadora adjunta de comunicação.

Para entender como foi o processo de planejamento, conversamos com Andreia Rosa de Amorim, Diretora Executiva  da Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade. Ela é a nossa coordenadora de mobilização e facilitou toda a atividade. Confira a entrevista:

andreia link

Quais foram os principais pontos abordados no planejamento?

Toda organização (seja ela uma empresa, uma Organização da Sociedade Civil ou um movimento) precisa de um direcionamento e planejamento, para ter clareza dos passos a seguir. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável determinarão os caminhos para o desenvolvimento e crescimento da população no planeta para os próximos 15 anos e a atual coordenação do Movimento pelos ODS em SC precisava de um reposicionamento sobre suas responsabilidades e forma de atuação. Todos esses pontos foram abordados. Todos estão muito satisfeitos, porque a coordenação estadual desenhou seu planejamento para os próximos anos (julho/2016 a março/2018). Foi um grande exercício, onde conseguiram ter definições mais claras sobre o movimento nacional pelos ODS, sobre quais diretrizes seguirão em SC, a aproximação ao Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), conseguiram desenhar melhor uma proposta sobre como se dará o processo de expansão e funcionamento dos Comitês Locais. Enfim, foram dias de muitas decisões.

Quais são os encaminhamentos para dar continuidade ao processo?

Depois de dois dias de planejamento, a coordenação estadual está concluindo a descrição de seus Planos de Ação, tendo como primeiro foco o fortalecimento dos Comitês Locais e a repactuação com as mais de 200 organizações que desde 2009 se tornaram signatárias do Movimento em SC.

Como foi conduzida a dinâmica?

Atendendo a uma visão inovadora de planejamento, atuamos com a moderação de planejamento participativo, utilizando técnicas de Metaplan para a condução dos trabalhos coletivos e uma adaptação da ferramenta 5W2H, para o desenho dos Planos de Ação. A Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade responsável pela metodologia, é uma empresa com competências múltiplas em planejamento, projetos, gestão, inovação e educação para a sustentabilidade e atua há mais de 7 anos em Santa Catarina, com Consultoria, Assessoria e Capacitação para o planejamento e gestão das organizações. Foi uma honra para nós, conduzir esse processo de planejamento tão importante e com lideranças tão fortes em SC.

Quais são as suas expectativas sobre o Movimento diante do que foi discutido?

Tendo clareza para onde se quer ir e definindo como queremos chegar lá, através de um planejamento sólido e consistente, todo o trabalho diário fica mais simples. A coordenação estadual do Movimento ODS SC assume suas funções voluntariamente, com a clareza do que tem que ser feito. Será uma gestão marcante para o Movimento ODS SC, pois terá a responsabilidade de plantar as sementes dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável em Santa Catarina, para que elas germinem e deem frutos nos próximos 15 anos.

 

Para conferir como foi a primeira parte do planejamento, acesse.