Por Fernanda Justus – Coordenadora de Comunicação
Nossa primeira reunião de planejamento aconteceu no último dia 16 de junho, na Celesc, em Florianópolis. A dinâmica foi conduzida por nossa coordenadora de mobilização, Andreia S. Rosa de Amorim, da Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade, que iniciou a manhã resgatando o histórico do Movimento no Brasil e em Santa Catarina, trouxe reflexões acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, e contou ainda com apresentações de todos os coordenadores e conselheiro fiscal presentes. Demos início à construção do que seremos nos próximos anos, entendendo quem é o Movimento atualmente, quais as organizações e pessoas que estão filiadas ‐ destacando aquelas que efetivamente participam das ações e atividades propostas pelo Movimento ‐ e, a partir de então, refletimos sobre qual o propósito deste Movimento e também da recém eleita Coordenação Estadual.
Após compreendermos a importância da nossa identidade, foi consensual que passássemos a nos denominar Movimento ODS Santa Catarina.
Propósito
O propósito do Movimento ODS SC é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na prática das pessoas e organizações em Santa Catarina. Já o propósito da Coordenação Estadual é liderar e fortalecer o processo de incorporação dos Objetivos de desenvolvimento Sustentável através da gestão do Movimento em Santa Catarina.
Ainda na parte de gestão, foi abordado o papel dos comitês locais. Devido à grande quantidade de municípios do estado de Santa Catarina, entendemos não ser viável trabalhar com a estratégia de comitês municipais sem que haja uma centralização das informações, fazendo uma ponte com a coordenação estadual. Foi então que surgiu o termo lideranças regionais, que terão como propósito fazer a interlocução com a coordenação estadual e multiplicar as diretrizes para os municípios. Por sua vez, os comitês locais terão como proposta disseminar as ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e realizar ações a partir das diretrizes estaduais.
Finalizamos indicando o banco de horas de voluntariado de cada coordenador(a) e adjunto(a), deixando como pauta para próxima reunião, com data a ser definida, “o que precisamos para atingir nosso propósito”. É a partir da discussão das ideias de cada uma das coordenações que poderemos definir como colocar em prática nossos planos de ações. Fiquem atentos às novidades! Estamos construindo um Movimento que torne nosso estado referência no alcance das metas dos ODS e queremos você junto conosco!