Ação de conscientização atingiu acadêmicos e funcionários
por Ana Paula Bazi
Trezentas e sete pessoas fizeram o teste rápido para verificação do HIV, hepatite C e sífilis, na campanha realizada na Univali, nesta terça-feira, 1º, Dia Mundial de Luta Contra o HIV/Aids. Além de prestar exames, a ação fez um movimento pelo Campus Itajaí para chamar a atenção dos universitários e dos funcionários para os cuidados com a doença e uso de preservativo.
A ação foi realizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e o Projeto Escolhas, da Universidade, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, da Secretaria de Saúde de Itajaí.
“De acordo com o Ministério da Saúde, o vírus é cada vez mais incidente entre os jovens, com idade até 25 anos, então falar sobre HIV dentro da Universidade é fundamental. Nosso apelo é: cuidem-se, usem preservativo. Mesmo com a descoberta de medicamentos para tratamento, a Aids ainda não foi vencida. Protejam-se”, alerta Clarice Specht, professora de Enfermagem e presidente da Cipa.
Durante todo o dia, equipes de saúde e membros da Cipa percorreram o Campus para distribuição de preservativos, de folders informativos e cartazes. As entradas ganharam uma decoração especial para lembrar a data, e dez pontos de distribuição de camisinhas foram espalhados pelo Campus, para a retirada em livre demanda.
Créditos das fotos: Professoras Clarice Specht e Noemia Liege Bernardo