Emponderamento feminino em debate

Regina 27 de maio de 2015

O ICom – Instituto Comunitário Grande Florianópolis realizou no dia 26 de maio mais uma edição do evento Mesas Quadradas, que abordou questões relacionadas ao ODM 3 – Promover a Igualdade entre os Sexos e o Emponderamento da Mulher. O MNPSC estava representado pela Secretária Executiva Adjunta Adelita Adiers e pela Secretária de Comunicação Regina May de Farias.

 

 

mesas 1
Foto: Lais Souza

 

 

Com o tema “Igualdade de Gênero e Emponderamento Feminino”, o Mesas debateu questões relacionadas à participação da mulher na política, empreendedorismo feminino e desigualdade salarial. Participaram 22 mulheres de diversos segmentos, como Coordenadoria Estadual da Mulher, Sebrae, Lide Mulher, Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, entre outras. Entre elas estavam a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, FACISC, IFSC, UFSC, Faculdades Estácio de Sá e Udesc, que são membro do MNPSC, tal como o ICom.

 

 

 

 

“Como o tema está relacionado ao ODM 3 e também está na proposta de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que entrarão em pauta nas ações da ONU e de seus países membros a partir de 2016, o Nós Podemos SC fez questão de participar desse importante debate. Para que os objetivos sejam alcançados, faz-se necessário uma participação mais efetiva das mulheres na política, que seus ideais sejam aceitos e respeitados e não que elas ingressem apenas para cumprir cota. “ Afirmou a Secretária de Comunicação.

 

 

Foto: Lais Souza
Foto: Lais Souza

 

 

 

Durante o evento, foram mapeadas diversas instituições que atuam na defesa desses direitos com o objetivo de formar uma rede de organizações em defesa da Igualdade de Gênero e Emponderamento Feminino. Porém, quando se fala em desigualdade salarial, percebe-se uma ausência de atuação mais forte de órgãos de garantia dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, como o Ministério do Trabalho e Sindicatos. “Os sindicatos são entidades constituídas predominantemente por homens, não estamos afirmando que todos têm uma postura machista, mas as mulheres precisam atuar mais forte nessas esferas para reivindicar sua participação nos espaços de poder e decisão”. Completa Regina.

 

 

 

 

Sobre o ICom

O ICom atua como Fundação Comunitária, apoiando empresas e indivíduos para que possam fazer investimentos sociais e doações com alto impacto social, ao mesmo tempo em que auxilia organizações da sociedade civil a terem uma gestão mais eficiente e a servirem como canais de participação dos cidadãos para melhorarem a qualidade de vida na Grande Florianópolis e em Santa Catarina.

 


Sobre o Mesas Quadradas:

O Mesas Quadradas é promovido pelo ICom com o apoio da Inter-American Foundation para levantar necessidades sociais e discutí-las, reunindo indivíduos, setor público, privado e sociedade civil. O debate permite criar uma rede de contatos para promover ações com o objetivo de melhorar a cidade.