A semana de Solidariedade com os povos em Luta contra a Discriminação e o Racismo acontece de 21 a 28 de março. Dentro das comemorações, preparamos duas entrevistas especiais. Uma com José E. Ribeiro – presidente do CEPA – Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes e a outra com Solange Adão – vice-presidente do MAN – Movimento Artista Negro.
José E. Ribeiro, presidente do CEPA
“Não se admite a gente olhar em certos espaços da administração pública, eu estou usando administrações no sentido genérico, de você encontrar o negro só com a bandeja de café ou só na área da limpeza. Não que não se deva ter, nada contra, mas eu tenho que ter perspectivas de encontrar e não só no espaço de administração pública, nas empresas também, de encontrar negros nos espaços de gerência, pra que eu também possa me entender como alguém que possa chegar a esses espaços.”
Clique aqui e leia a entrevista na íntegra.
Solange Adão – Arte Educadora e Vice-Presidente do MAN
“Os professores alegam que não estão preparados [para falar sobre a história do negro]. Estamos preparados para falar de China, da Alemanha, das batalhas, dos bizantinos? Ninguém está preparado. A gente vai se preparando lendo, pesquisando e discutindo. E não queremos tudo igual. Eu quero tudo diferente. Eu sou diferente, me respeitem! Cada um é cada um em seu quadrado. Mas com as oportunidades iguais. Ninguém é igual a ninguém, as oportunidades tem que ser iguais. Porque o sol é para todos, mas a sombra é para alguns.”
Clique aqui e leia a entrevista na íntegra.