Dez meses após filiar-se ao Movimento Nós Podemos Santa Catarina, as empresas BAESA (Energética Barra Grande S/A) e ENERCAN (Campos Novos Energia S/A) estão apoiando a Campanha 8 Jeitos de Mudar o Mundo, e com isso receberam o título de embaixadoras do ODM 2 – Educação Básica de Qualidade para Todos, em reconhecimento ao trabalho que ambas desenvolvem na formação educacional de crianças e adolescentes dos municípios catarinenses de Anita Garibaldi, Abdon Batista, Campos Novos, Celso Ramos, Cerro Negro, Campo Belo do Sul e Capão Alto, localizados no entorno das Usinas Hidrelétricas Barra Grande e Campos Novos.
O título de embaixadoras do ODM 2 ratifica a disposição das empresas em promover ações relevantes na área da educação. Exemplo disso são os projetos Escola de Futsal e Voleibol, que oferece prática esportiva para meninos e meninas no contraturno escolar, e o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogras e à Violência), coordenado e ministrado pela Polícia Militar de Santa Catarina e que recebe apoio das empresas. A ENERCAN ainda desenvolve outros dois programas relevantes: o projeto Música e Cidadania, que ensina educação musical a crianças e adolescentes, em parceria com a Camerata Florianópolis, e o programa Campeões da Vida, realizado com o apoio do IGK (Instituto Guga Kuerten) e que oferece esportes e atividades educativas a alunos da Escola Valdemar Rupp, na cidade de Campos Novos.
A BAESA e a ENERCAN são as empresas responsáveis pela operação das Usinas Hidrelétricas Barra Grande e Campos Novos, localizadas, respectivamente, na Serra e no Meio Oeste Catarinense. Como importantes empreendimentos dessas regiões, BAESA e ENERCAN desenvolvem relevante trabalho social, proporcionando benefícios à população que vão muito além de suas obrigações legais. Tal conduta empresarial deve-se à constatação de que ambas são fundamentais para impulsionar o desenvolvimento daquelas regiões, ainda carentes de serviços básicos essenciais. Desde então, as duas empresas passaram a apoiar ações e projetos que ajudam a concretizar os ODM, contribuindo de modo significativo para a qualidade de vida da região.
Após uma década de forte atuação social, BAESA e ENERCAN constataram que o resultado desse trabalho é recompensador. Embora a burocracia brasileira dificulte o apoio a ações socialmente responsáveis, as duas empresas contabilizam ganhos expressivos por atuar dessa forma. O mais perceptível é o reconhecimento da população em relação à melhoria do seu cotidiano, cada vez mais consciente da participação de BAESA e ENERCAN. E isso tem estimulado a participação das pessoas nesse processo de construção da própria cidadania. Se antes havia pouca esperança e motivação, hoje se constata claramente comprometimento e disposição para fazer acontecer. E é justamente esse o ganho mais importante em todo o processo.
Com informações de Rafael Masselli
Fama Comunicação