ODS em Pauta – Década da Restauração de Ecossistemas: e eu com isso? Comitê Vale Europeu

Data: 26 de Maio de 2021   | Data Final: 26 de Maio de 2021   |   Início: 17:00   |   Final: 18:00
 ODS em Pauta – Década da Restauração de Ecossistemas: e eu com isso?

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o período 2021-2030 como a Década da ONU da Restauração de Ecossistemas. A data é uma oportunidade única para a criação de empregos, fortalecimento da cadeia de segurança alimentar, enfrentamento da crise climática, conservação da biodiversidade e fornecimento de água.
A restauração dos ecossistemas é fundamental para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), principalmente aqueles sobre mudança do clima, erradicação da pobreza, segurança alimentar e conservação da água e da biodiversidade.
A Década acelerará as metas existentes de restauração global – como o Desafio de Bonn, que visa restaurar 350 milhões de hectares de ecossistemas degradados até 2030, uma área quase do tamanho da Índia.

🎯 ODS em foco: 05, 13 e 15
Outros ODS a serem abordados: 01, 02, 03, 07, 08, 11, 14 e 17

Confira quem serão os participantes do encontro:

Carolina Schaffer – Apremavi
Carolina plantou a sua primeira árvore quando tinha 1 ano de idade e não parou mais. Hoje é ativista ambiental, artista independente, fotógrafa e trabalha com comunicação para o terceiro setor, sendo Coordenadora de Comunicação da Apremavi – uma organização catarinense que tem como missão produzir árvores nativas, conservar e restaurar florestas. Ela é Bióloga, tem mestrado em Botânica, é integrante da Rede de jovens Youth Climate Leaders e compõe o GT de Gênero e Clima do Observatório do Clima.

Ludmila Pugliese – Pacto Pela Restauração da Mata Atlântica
Ludmila é Secretária Executiva do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica atuando em suas diversas frentes, com destaque para a inclusão das discussões de gênero na pauta da restauração, estratégias espaciais do SIGWEB e a capacitação de unidades regionais. Liderou a criação de um grupo de trabalho de Gênero e Diversidade no PACTO pela restauração da Mata Atlântica, que coleta as iniciativas de projetos de restauração com a perspectiva de gênero.

MODERADOR: Gabriel Cristofolini – Coordenador Geral do Comitê Vale Europeu, Engenheiro de Produção, Mestre em Engenharia Ambiental, Professor universitário, Inspetor do CREA Blumenau, Conselheiro do Meio Ambiente de Timbó, Conselheiro da AGIR – Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí.

O evento será realizado online, transmitido pelo Youtube do Movimento ODS SC. Acesse e acione um lembrete!

Sobre o ODS Em Pauta

Movimento ODS SCA disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), representa um dos maiores desafios para o engajamento dos diversos setores da sociedade para a implementação da Agenda 2030.

Pensando nisso, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, realizará todos os anos, na ultima semana do mês de maio, a semana ODS em Pauta. As ações ocorrerão, de forma online ou presencial, simultaneamente nas cidades onde há comitês local ou signatários. A semana ODS em Pauta tem como objetivo disseminar informações de qualidade quanto aos ODS. A ação busca, justamente, engajar os diferentes segmentos da sociedade brasileira na Agenda 2030. Saiba mais.

 

Sobre o Movimento ODS Santa Catarina

O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social apartidário, plural e ecumênico, composto por voluntários e constituído por pessoas e organizações que se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável. Atualmente conta com quase 800 signatários, em 69 municípios; articulados em 13 comitês, sendo representados por Pessoas Físicas, Organizações de Classe, Organizações da Sociedade Civil, Instituições de Ensino, Empresas e Poder Público. Torne-se um signatário em Santa Catarina.

Inscreva-se no canal do Youtube e ative a 🔔sineta para receber as notificações dos nossos eventos.