Protocolado na Alesc Projeto de Lei que institui a “Semana ODS” no Estado de SC

, Carine Bergmann 19 de setembro de 2019
 Protocolado na Alesc Projeto de Lei que institui a “Semana ODS” no Estado de SC

O Movimento ODS SC participou hoje de uma sessão plenária requerida pelo deputado Rodrigo Minotto (PDT), com o objetivo de apresentar a atuação do movimento em SC e ampliar a aproximação com o poder público.

Na ocasião, Minotto protocolou um Projeto de Lei para instituir a “Semana dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a ser comemorada a partir de todo dia 25 de setembro de todo ano.  O projeto deverá tramitar na ALESC nas próximas semanas.

O deputado em seu discurso destacou a importância do Movimento em Santa Catarina e de outros Movimentos que tem surgido clamando por um cuidado com o planeta e com as próximas gerações. E também salientou que a luta por uma educação de qualidade (ODS 4) será um dos temos defendidos na sua atuação. “Nosso gabinete estará muito atento, especialmente ao ODS 4, referente à Educação de Qualidade. Não poderia ser diferente, já que temos no DNA herdado pelos grandes homens do trabalhismo, que entregaram suas vidas em nome da dignidade do povo e da educação, principalmente das nossas crianças brasileiras”.

Representando o Movimento ODS Santa Catarina, voluntária do comitê local Grande Florianópolis Andreia Amorim (consultora em sustentabilidade), apresentou a iniciativa e falou sobre a importância da aproximação com o poder público.

Foto: Solon Soares/Agência AL

“Estar na Alesc hoje foi muito significativo e emblemático para um movimento que busca aproximação de todos os agentes promotores do desenvolvimento sustentável. Nós temos no movimento uma presença da gestão pública ainda muito tímida, é a menor participação entre os signatários. Estar na principal casa legislativa de Santa Catarina, podendo falar para os parlamentares sobre a valiosa importância que os parlamentares têm para assegurar um governo responsável, inclusivo, participativo, transparente como temas prioritários para alcançar o desenvolvimento sustentável, é muito relevante. Os legisladores têm, como representantes eleitos pelo povo, um papel fundamental na institucionalização de um modelo de desenvolvimento centrado nas pessoas e que responde as necessidades desse cidadão”, avalia Andreia.

Andreia explicou também de que forma os paramentares podem atuar de forma estratégica para o alcance dos ODS:

“São quatro principais atribuições do parlamento, como atividades legislativas, orientando as leis, aprovando as leis específicas e pensando nos ODS prioritários para o Estado; na análise do orçamento, cobrando do executivo um alinhamento mais estratégicos aos ODS; a supervisão da qualidade de atuação do governo, identificando não só os recursos financeiros do próprio governo, mas também o investimento de parcerias estratégicas intergovernamentais e internacionais que aportam recursos principalmente para aqueles mais necessitados; e o seu papel enquanto representação, afinal a implementação dos ODS é um desafio geracional, estamos falando em uma agenda para ser alcançada até 2030”, explica Andreia.

Voluntários da Coordenação Estadual Movimento ODS SC e do Comitê Local Grande Florianópolis do participaram da apresentação do Movimento ODS SC na Alesc. Da esquerda para direita: Luessa Santos, Gilson Zimmerman, Andreia Amorim, Regina May de Farias e Alessandra Cavalheiro.

Confira a entrevista a matéria na TVAL:

 

Confira o discurso apresentado pelo deputado Rodrigo Minotto, para apresentar e dar boas vindas o Movimento ODS SC na Alesc:

 

DISCURSO DE ACOLHIMENTO DO MOVIMENTO DOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NA ALESC EM 19/09/2019

 

Deputado Rodrigo Minotto (PDT)

 

Nobres colegas, demais presentes a esta Casa, caros convidados do Movimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina!

Bom dia!

Nossos agradecimentos à Andreia Amorim e sua equipe, pela presença neste plenário e pela fala necessária e consistente.

Vejam, ouvimos agora, a voz de uma mulher que fala em Desenvolvimento!

Uma mulher que trabalha voluntariamente pelo desenvolvimento!

Todos os dias, nós, deputados, despertamos, saímos de nossas casas e vamos trabalhar em busca do desenvolvimento da nossa cidade, do nosso Estado, do nosso País.

Esta voz nos soa como um grito, um clamor, que emerge de um movimento altamente organizado em Santa Catarina em seus vários comitês regionais e que vem a nós em busca de apoio nas soluções sustentáveis, das quais dependemos e dependem nossos filhos e as próximas gerações.

Colegas, manifesto aqui um alerta: nós temos uma missão muito importante. Precisamos estar cientes de que podemos, sim, viver de forma organizada neste tempo, sem destruir as próximas gerações.

Hoje, vemos crianças, a exemplo do grupo Fridays Four Future, que são paquistanesas, assim como a menina Malala Yousafzai, Prêmio Nobel da Paz, que hoje começa a estudar política depois de quase perder a vida lutando por sua escola.

E nos ensinou Malala:

“Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo. ”

“Só percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados. ”

Se Malala precisa de canela e papel, nós temos caneta e papel na mão. E não podemos nos eximir de tão importante missão!

E nos ensina a jovem sueca, Greta Thunberg a voz que chama atenção pelo clima:

“Os adultos continuam a dizer que devem aos jovens a esperança. Mas eu não quero a sua esperança, eu não quero que vocês tenham esperança. Eu quero que vocês entrem em pânico, eu quero que vocês sintam o medo que eu sinto todos os dias. E então eu quero que vocês atuem, quero que vocês atuem como se estivessem numa crise”.

“As pessoas dizem que têm esperança de que os jovens vão salvar o mundo, mas não vamos fazê-lo. Simplesmente não há tempo suficiente para esperar que cresçamos e assumamos o controle! ”

 

Meus colegas, meus amigos, essas crianças, ao invés de estar na escola, estão viajando, gritando ao mundo sua necessidade de uma educação de qualidade, de ar para respirar. Ainda assim, elas não param de estudar!

Mesmo com suas escolas destruídas pela guerra, como as paquistanesas vítimas do Talibã. Elas seguem com seu clamor pelos 4 cantos do mundo! Onde estão os adultos responsáveis por esta luta? Aqueles que deveriam estar ao seu lado? Senhoras e senhores, nós estamos aqui.

Prezados, há algo muito errado quando crianças precisam clamar por educação, pela sobrevivência da vida na terra! Essas meninas que dão conferências pelos países queriam simplesmente uma classe, cadernos, alimento, sobrevivência e o maior legado que podemos alcançar: o conhecimento!

Temos aprendido com o Movimento ODS SC que os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável são muito básicos, obrigatórios a todos os seres humanos: o alimento, a dignidade nas escolas, nas ruas, nos hospitais. O ar que respiramos, a água que bebemos, o trabalho decente. A energia que utilizamos, a paz que sonhamos. Tudo isso é muito básico. E o que temos a fazer? Quais as nossas ferramentas? Este Movimento de Santa Catarina é uma delas.

Observamos no Movimento ODS um importante passo para ampliarmos nossa colaboração no alcance desses objetivos tão básicos. Aqui na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, damos as boas-vindas e este Movimento! Nós estaremos juntos em busca dos objetivos! E nós agradecemos pelo alerta, que é mais um grito da nossa sociedade!

Nosso gabinete estará muito atento, especialmente ao ODS 4, referente à Educação de Qualidade. Não poderia ser diferente, já que temos no DNA herdado pelos grandes homens do trabalhismo, que entregaram suas vidas em nome da dignidade do povo e da educação, principalmente das nossas crianças brasileiras.

Em honra da memória de nossos líderes. Em honra dessas crianças que hoje ocupam tribunas ao redor do mundo para apenas ter um lápis e um papel na mão. Em honra desses voluntários dos ODS. Nós declaramos nossa presença, nossa atenção, nossas ações e a nossa assinatura.

E convidamos a todos os nobres colegas, que este grito ecoe, pelas cidades, pelas matas, pelos ares e oceanos. Que a fala desta mulher, Andreia Amorim, ecoe pelo planeta, que ecoe ao menos em nossa Santa Catarina. Nós iremos juntos, em apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Assim, pedimos a todos, que prestem muita atenção nos eventos que acontecerão durante a próxima semana, que têm o nome de ODS Na Prática. Em todo o Estado de Santa Catarina, ações ocorrerão. Exemplos de catarinenses que fazem a mudança acontecer em suas rotinas e dão ouvidos a esses chamados agonizantes das pessoas, das plantas, dos animais!

Nós podemos melhorar muito em pequenos detalhes, aprender com nossos filhos, ajudar com esta caneta que temos nas mãos. Vocês já refletiram sobre esses pequenos detalhes? Vamos prestigiar o ODS Na Prática, vamos acompanhar este Movimento. Vamos humildemente aprender com eles.

Colegas, já não é uma questão partidária, não é uma questão de ideologia política. É uma questão de sobrevivência de todos.

É pela paz. É pelo futuro daqueles que amamos! É pelo ar que respiramos.

Vamos juntos, senhoras e senhores, deputados, assessores, lideranças, vamos juntos com cada um, cumprir a agenda básica, o mínimo que podemos fazer em nome da dignidade humana.

Nós acolhemos o Movimento ODS, os 17 objetivos, e damos ouvidos a todas essas palavras, especialmente ao clamor das mulheres e crianças que choram! Que imploram por um mundo melhor!

Nós contamos com a sensibilidade dos nobres colegas e de todos nesta Casa, para acompanharmos este assunto com a responsabilidade que nos foi dada nas urnas.

Já passou da hora, não podemos nos atrasar mais.

Sejam muito bem-vindos, voluntários do Movimento ODS Santa Catarina! E contem conosco!

Muito obrigado!