Candidatos à prefeitura de Brusque e Florianópolis assinaram uma carta-compromisso em que, sendo eleitos, assumem como meta a promoção do desenvolvimento sustentável da cidade durante a gestão 2017-2020.
Compromisso em Brusque
O evento em Brusque, organizado na quinta-feira (22), das 08h45 às 11h00, no Teatro do CESCB pelo Colégio Dom João Becker, contou com a participação dos candidatos a prefeito de Brusque: Francisco Cordeiro (PSOL), Gustavo Halfpap (PT), Jones Bósio (DEM), José Luiz Cunha (PP) e Odirlei Dellagnolo (SD), além dos alunos, professores e membros do Comitê Municipal – Movimento Nacional ODS Nós Podemos Brusque. O Comitê de Brusque é integrante do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Sanata Catarina.
Os candidatos Jonas Oscar Paegle (PSB) e Jadir Pedrini (PROS) não compareceram no debate.
O compromisso assumido pelos candidatos à prefeitura inclui agendas completas de desenvolvimento que constam dos Programas Cidades Sustentáveis e Cidade do Esporte e ainda o Pacto pela Transparência.
Essas agendas são voltadas ao desenvolvimento municipal com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável aprovados pelas Nações Unidas. Os chamados ODS incluem uma atuação voltada à sustentabilidade nas mais diversas áreas, como cultura, política, saúde, economia, mobilidade, equidade e justiça social.
A carta-compromisso foi proposta pelo Comitê Municipal, criado em maio de 2016 e composta por 19 organizações. A intenção é buscar o comprometimento dos gestores públicos com uma visão sustentável da cidade, como destaca Camile Rebeca Bruns, coordenadora geral do Movimento em Brusque.
O Movimento Nacional ODS Nós Podemos Brusque nasceu a partir do Programa Cidades Sustentáveis, que oferece aos candidatos uma agenda completa de sustentabilidade urbana associada a indicadores e referências de ações bem sucedidas já implantadas em outras cidades do mundo.
De acordo com Camile, a proposta é que o candidato eleito se utilize dessas referências para criar os planos de ação para Brusque.
Compromisso em Florianópolis
Em Florianópolis, dos 7 candidatos, 6 assinaram o Termo de Compromisso com a Elaboração do Plano de Metas e o uso da Plataforma Cidades Sustentáveis. Angela Amin (PP), Angela Albino (PC do B), Elson Pereira (PSOL), Gean Loureiro (PMDB), Maurício Leal (PEN) e Murilo Flores (PSB) se comprometeram. Apenas Gabriela Santetti (PSTU) não assinou. A assinatura ocorreu durante um evento no dia 21 de setembro, organizado pelo ICOM – Intituto Comunitário Grande Florianópolis, (representando o Movimento Floripa Te Quero Bem) em parceria com o Diretório Acadêmico da ESAG/UDESC – o qual realizou um debate com os candidatos.
Na capital a realização do Plano de Metas é prevista em lei, uma conquista do Movimento Floripa Te Quero Bem e de toda a sociedade, que consolidou a realização de uma Emenda à Lei Orgânica do Município, instituindo a prática do Plano de Metas na gestão pública municipal.
“Falamos sobre o Plano de Metas que o futuro prefeito irá elaborar, e pactuamos um compromisso, para que quem for eleito olhe para os desafios da cidade e seus indicadores na hora de fazer o seu plano de gestão. Mas a ideia é ir além, e fazer um Plano de Metas que olhe para as gerações futuras e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Por isso, incluímos no termo o uso da Plataforma Cidades Sustentáveis”, afirma Mariane Maier, Gerente Executiva do Instituto. O ICOM é signatário do Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina.