Por Andressa Alves Oliveira – Unimed Chapecó
“Nós podemos Chapecó” é o nome do núcleo municipal formado, na última semana, durante o Workshop de Municipalização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), na sede da Unimed Chapecó. O comitê tem por objetivo mobilizar e articular as forças locais para que a plataforma dos ODM seja fonte inspiradora e orientadora no planejamento e na execução das políticas públicas do município. O evento reuniu gestores públicos, conselheiros municipais e lideranças da sociedade.
Municipalizar os ODM significa levar os Objetivos do Desenvolvimento do Milênio aos municípios, promover o conhecimento sobre os “8 jeitos de mudar o mundo” e incentivá-los a adotarem a implantação de políticas públicas com base na plataforma dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.
O núcleo é formado por quatro setores e ficou composto da seguinte forma: Na secretária executiva estão a Unimed Chapecó, JCI, Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (CONDE), Associação de Diabéticos e Hipertensos de Chapecó (ADHI). A secretaria de mobilização é composta pela Associação dos Pacientes Renais de Chapecó (APARC), Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (AMOSC), Cruz Vermelha, Verde Vida e ADHI; na secretaria de comunicação estão a JCI, Ordem dos Advogados do Brasil, Pastoral da Criança e Secretaria de Assistência Social de Chapecó (SEASC). Por fim, entre os articuladores regionais, estão a Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), Prefeitura Municipal, Sindicato do Comércio Varejista da Região de Chapecó (SICOM), Câmara de Dirigentes Lojistas de Chapecó (CDL) e Conselho de Desenvolvimento Regional de Chapecó (CDR).
O diretor corporativo da Unimed Chapecó, Adriano Reginatto Klein, ressaltou a importância da iniciativa ao destacar que a união de forças é essencial para conquistar os oito objetivos de desenvolvimento do milênio, que devem ser atingidos até o final deste ano, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade. “Avançamos em alguns aspectos que estão diretamente relacionados com os ODMs, mas temos vários desafios pela frente”, completou o vice-prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, ao mencionar que é um orgulho fazer parte de um projeto como este.
Além de apresentar o trabalho realizado em Santo Antônio da Patrulha (RS), o consultor do PNUD e ex-prefeito do município, Daiçon Maciel da Silva, enfatizou que a parceria do PNUD com as demais entidades fortalece a ação de melhorar os municípios, os Estados, o país e o mundo. “Esse evento é fundamental para divulgar os ODM’s e orientar sobre a importância deste programa que começou a ser trabalhado no Brasil em 2003”.
Segundo o secretário executivo do Núcleo Estadual de ODM, João Batista Fiorini Thomé, essa mobilização da sociedade fortalece as ações para atingir os indicadores dos ODM. “Temos a consciência de que o poder público não consegue atingir todas as demandas. Com essa união de forças, teremos condições de ter um município com mais saúde e educação e menos pobreza, entre outros aspectos. Estamos encerrando um ciclo de 15 anos e iniciaremos um trabalho como foco nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para os próximos 15 anos”.
A assistente social da Unimed Chapecó, Juciele Wrublewski, enfatizou que o evento foi estratégico para que as instituições e entidades participantes abraçassem o movimento nacional através da assinatura do Termo de Adesão e na realização de projetos e ações efetivas em prol das metas mundiais.
O evento também marcou a apresentação da agenda de compromissos do Governo Federal feita pelo assessor de Projetos Especiais da secretaria geral da Presidência da República, Laurêncio João Körbes, que prioriza 25 políticas públicas definidas pelos diversos ministérios, cuja implantação contribui para a melhoria dos indicadores sociais dos municípios e, por consequência, para o alcance das metas do milênio. Também foram apresentados os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável que, segundo o multiplicador ODM/ODS do Núcleo Estadual de Santa Catarina, Dilmar Franchini, deverão ser referendados pela ONU em setembro de 2015.
O workshop fez parte de uma jornada pelos ODM, realizada em Santa Catarina para promover a municipalização em duas regiões do Estado: na serra catarinense com a realização do evento nos municípios de Painel e Capão Alto e no oeste, com a promoção do workshop em Chapecó. A iniciativa foi uma promoção do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Governo Federal, por meio da secretaria geral da presidência da república e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Foram apoiadores nacionais o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Petrobrás, Banco do Nordeste, Furnas, Sebrae e Sesi. O apoio local foi da Unimed Chapecó, Ahazô Marketing e Eventos, Caixa Econômica Federal, Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Instituto Federal de Educação (IFS) e Celesc.
CONHEÇA OS ODM:
Conhecidos como os oito jeitos de mudar o mundo, os ODM têm as seguintes metas: acabar com a fome e a miséria, garantir educação básica de qualidade para todos, igualdade entre sexos e valorização da mulher, redução na mortalidade infantil e melhorar a saúde das gestantes. Inclui ainda o combate a Aids, malária e outras doenças, além da qualidade de vida e respeito ao meio ambiente e trabalho em prol do desenvolvimento.
Aprovados pela Organização das Nações Unidas (ONU) no ano de 2000, os ODM foram aprovados por 191 países, entre eles o Brasil, que assinaram a Declaração do Milênio, um pacto que estabeleceu um compromisso compartilhado com o desenvolvimento humano sustentável.
Fotos: MB Comunicação