Por Altamir Andrade, Coordenador Adjunto de Projetos e Recursos do Movimento Nacional ODS Santa Catarina
“A humanidade jamais havia visto tão poderosa e destrutiva ‘Máquina de Guerra’ que pode nos levar à completa destruição. O antropocentrismo transformou o planeta Terra num ‘bicho bravo’ que reage à devastação ambiental.” Foi assim que iniciei minha fala como palestrante no Summit Cidades 2024, realizado de 24 a 26 de junho no Centro Sul, Florianópolis, SC. O evento, considerado “o maior encontro de cidades, para cidades e sobre cidades”, reuniu dezenas de oradores e mais de seis mil visitantes.
Minha apresentação ocorreu no palco Barcelona, no dia 25/06, às 16h30, onde representei o Movimento Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Santa Catarina (MNODSSC) na condição de Coordenador Adjunto de Projetos e Recursos na gestão 2024/2026. Minha função era apresentar o MNODSSC e sensibilizar os ouvintes a se tornarem signatários desse movimento social de voluntários, que tem a missão de mobilizar pessoas e organizações de Santa Catarina para a realização de práticas alinhadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Compartilhei o palco com o Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professor Roberto C. S. Pacheco. Roberto lidera o Programa de Capacitação e Estudos Urbanos e Regionais em Sustentabilidade (CEURS), que oferece capacitação a funcionários e agentes públicos municipais em uma rede acadêmica criada para a sensibilização e empoderamento das cidades brasileiras na adoção dos ODS da Agenda 2030.
A parceria com o professor Pacheco proporcionou um alinhamento complementar de falas para a sensibilização da adoção dos ODS. Entre os palestrantes mais ilustres do evento, pude conversar também com o professor titular sênior de Ética e Filosofia Política na Universidade de São Paulo (USP) e ex-Ministro de Estado da Educação, Renato Janine Ribeiro. Ao questioná-lo sobre tantos políticos conquistando mandatos com discursos de ódio e mentiras, ele explicou que os políticos que mais falam em ética são os menos éticos, um fenômeno que ele considera “assustador, pois certos traços fundamentais da ética foram virados do avesso”.
Ribeiro pondera que, apesar da gravidade desse momento, vivemos também uma época de crescimento e aceitação da diversidade. “Temos uma aceitação do papel da mulher, dos negros, dos indígenas, entre outros. Porém, esse espaço aberto para outras pessoas incomoda aqueles que perderam seus privilégios. Havia, por exemplo, privilégios automáticos por ser branco, classe média, heterossexual, que pararam de existir, e isso causa reações que muitas vezes tomam a linha do ódio. São fatores sociais que determinam isso.”
A boa notícia, na visão deste especialista, é que isso é passageiro. “Mas vai dar muito trabalho ainda, porque são discursos muito fáceis. Veja o Projeto de Lei (PL 1904) a favor do estuprador. É um jogo de desinformação para tratar mal meninas ainda crianças que estão grávidas. Se fossem pessoas decentes, permitiriam o aborto logo no início para não deixar que chegue aos seis meses. Há muita crueldade nesse jogo.”
A excelência dos palestrantes, com diversos palcos e eventos simultâneos, obrigava os ouvintes a fazer escolhas difíceis entre tantos temas relevantes. Mudanças Climáticas foi um dos temas mais abordados no evento, ressaltando a urgência de ações para mitigar seus efeitos devastadores.
O ambiente foi propício para divulgarmos o pioneiro curso do Clube de Oratória e Liderança (COL), que vem qualificando oradores e formando lideranças para os ODS. O Clube é signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina desde 2018. Para o Instituto Viva a Cidade (IVC), o Summit Cidades foi também uma excelente oportunidade de exposição nos contatos com gestores públicos. O IVC é signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina desde 2016.
Além de atualizar e ampliar conhecimentos, o Summit Cidades é um evento de muitas oportunidades de negócios e parcerias, estruturado em tecnologia de ponta para a realização de diversas palestras simultâneas num mesmo ambiente, com palcos um ao lado do outro. Isso se torna possível com um monstruoso aparato de fones de ouvido e dezenas de canais disponibilizados em modernos equipamentos de transmissão. Enfim, um evento para estar presente na próxima edição.