O Auditório do Instituto Belas Artes Joinville foi palco do Fórum de Inovação & Sustentabilidade: da teoria a prática, na tarde do dia 19 de abril. O evento contou com tradução simultânea de libras por meio da Interpres, parceira do Movimento ODS SC, apoiador do Fórum e integrou o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade), iniciativa que reuniu cerca de 100.000 pessoas em 2024. Em Joinville, foram cerca de 80 participantes.
Desde 2018, o Dia Mundial da Criatividade abre inscrições para voluntários, anfitriões, parceiros, inspiradores e participantes do Brasil e do mundo que querem fazer parte do ecossistema de criatividade e inovação em suas cidades. Na Região Sul, os animadores dessa celebração foram Modesto Hurtado Ferrer, organizador Geral do Festival Mundial da Criatividade em Joinville; Fabiana Lian, Líder Nacional e representante do World Creativity Day no Brasil; Luciana Marotto Homrich, CEO da Conecta Projetos e organizadora geral do Fórum; Camile Bruns, em nome do Movimento Nacional ODS Santa Catarina; e Nathan Strapasson, representando o Instituto Belas Artes Joinville, parceiro na realização do evento.
Organizado em formato de Painéis temáticos, o Fórum teve como foco temas relacionados ao Desenvolvimento Sustentável, como oportunidades e desafios da Sustentabilidade na prática; inovações e tecnologias disponíveis e o ESG (Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança) como pilar de negócios.
Mais de 80 pessoas, integrantes de empresas e organizações puderam acompanhar durante cinco horas de evento as apresentações dos painéis e se conectar com startups e organizações de impacto da cidade e região. Estiveram presentes no evento, representantes de mais de 30 signatários do Movimento Nacional ODS SC, ou seja, em torno de 40% dos participantes. Destaque para dinâmicas e experiências de interação, por meio da parceria com a Pincel Atômico Design LTDA, empresa sediada em SP, que realizou a síntese dos principais momentos do evento através da técnica de facilitação gráfica.
Em complemento aos painéis, também foram realizados pitch talks de oito startups e organizações de impacto de Joinville e região. Ao final de cada painel, foi realizada uma consolidação das principais ideias através da dinâmica de nuvem de palavras, como forma de ampliar o engajamento dos participantes.
Estiveram presentes no Fórum, representando os diferentes setores da sociedade: Arcellor Mittal, Unimed, Marisol, Laudatec, Termotecnica, Porto Itapoá, Martinelli Auditores, Semente Negócios, Organa Biotech, Greentech Business, DBM Nano, NanoBiocel, StackX, ABRH, Prefeitura de Jaraguá do Sul, Cia Aguas de Joinville, Núcleo de Tecnologia e Inovação/ACIJ, ABCD da Educação, Funcionárias, Instituto You Up Impacto Positivo.
Para os organizadores do evento, o Fórum superou as expectativas de todos: “Este evento representa um grande marco na atuação da Conecta Projetos junto ao Ecossistema de Inovação, Sustentabilidade e Impacto em Joinville, no estado e no Brasil, pois além de possibilitar conexões estratégicas entre os diferentes atores do Ecossistema de Impacto socioambiental, permitiu sua interação presencial. Além disso, possibilitou a construção de propostas relevantes de ações que nos permitirão fortalecer e mobilizar os diversos atores em prol da geração de impacto nos três pilares do desenvolvimento sustentável: ambiental, social e econômico-governança”, afirma Luciana Marotto Homrich.
Insights retirados dos painéis:
✔️Necessidade de mais momentos onde possamos trabalhar os princípios do Desenvolvimento Sustentável na prática, de maneira que as pessoas, empresas e organizações, possam ter um melhor entendimento e familiaridade com o tema e se sintam confortáveis e não na obrigação de fazer acontecer, sem ter a compreensão do seu real significado no dia a dia das pessoas e das organizações e empresas.
✔️A falta de conhecimento sobre o assunto ainda é algo que impede as pessoas e organizações/empresas de avançar.
✔️ Propor um Programa de letramento dos ODS e ESG para Startups e micro e pequenas empresas. Mostrando que não é nada distante ou impossível de ser aplicado e o quanto pode gerar valor para nossos negócios.
✔️ A Agenda 2030 e o ESG precisam fazer parte da cultura das organizações e empresas, para que realmente sejam implantadas. Caso contrário, podem ser temas frustrantes.