Frente Parlamentar em Apoio aos ODS é reinstalada na Alesc

Carine Bergmann 25 de agosto de 2023
 Frente Parlamentar em Apoio aos ODS é reinstalada na Alesc

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina reinstalou no dia 23 de agosto a Frente Parlamentar em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A criação do grupo foi proposta pelo deputado Fabiano da Luz, do PT, que vai coordenar os trabalhos do colegiado. De acordo com o parlamentar, uma das metas da Frente é integrar o poder público e entidades com as políticas e programas ambientais, sociais e urbanos, recomendados na Agenda 2030. A Iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) indica 17 objetivos integrados para combater a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir o direito à paz e à prosperidade. A agenda é adotada por 193 países, incluindo o Brasil. A intenção é que as metas sejam implementadas pelas nações até 2030. 

Desafios e metas para Santa Catarina

O deputado Fabiano da Luz destacou os desafios da nova Frente Parlamentar, a partir da análise dos dados divulgados no ranking de competitividade dos Estados. Ele afirmou: “Nesses 17 objetivos, Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com melhor desempenho. Florianópolis é a segunda cidade brasileira, Balneário Camboriú a terceira e Jaraguá do Sul é a oitava”. O deputado também ressaltou a importância de enfrentar questões cruciais, declarando: “Nós temos ainda um grande desafio, que é a situação da água e saneamento, a água potável, que Santa Catarina ainda está muito atrás de outros estados ou dos seus índices, a questão do saneamento, na qual somos um dos últimos estados em ter saneamento básico e a questão da infraestrutura, que é o quarto ponto onde nós temos a pontuação muito baixa”.

O coordenador geral do Movimento Nacional ODS SC Gilson Zimmermann participou do ato de reinstalação da frente. Ele ressaltou a importância do trabalho do grupo. “É de suma importância a frente parlamentar, a qual nós estamos envolvidos desde o lançamento em junho de 2021. E como coordenador geral do Movimento ODS Santa Catarina, através do deputado que apoia a frente e de tantos outros que subscrevem, a gente pode criar oportunidades e condições para que os poderes públicos municipais e estaduais também incorporem a política da Agenda 2030 dos ODS no dia a dia das atividades, por conseguinte, atinja os cidadãos catarinenses”, afirma Zimmermann. 

Composição da Frente Parlamentar

Além de Fabiano da Luz, também integram a Frente Parlamentar os deputados Marquito do PSOL, Marcos Vieira do PSDB, Ivan Naatz do PL, Emerson Stein do MDB, Altair Silva do PP, Padre Pedro Baldissera do PT, Jessé Lopes do PL, Marcius Machado do PL, Repórter Sérgio Guimarães do União Brasil, Maurício Eskudlark do PL e Rodrigo Minotto do PDT. 

Fonte: Rádio Alesc

Fotos: Rodolfo Espínola / AgênciaAL