Filhotes de lontra resgatados em São Paulo estão recebendo uma segunda chance na Lagoa do Peri, em Florianópolis, graças ao Projeto Lontra, que é signatário do Movimento Nacional ODS SC. Recentemente, o assunto ganhou destaque no programa Globo Repórter, evidenciando a importância desse trabalho de preservação.
A Lagoa do Peri é considerada um verdadeiro santuário para as lontras, pois oferece as condições ideais para sua sobrevivência. O Projeto Lontra, que realiza pesquisas na região, desempenha um papel fundamental na observação e no tratamento das lontras feridas, seja por ação humana ou por outros animais. Dois filhotes resgatados no litoral de São Paulo foram encaminhados para a instituição, onde estão recebendo cuidados e a oportunidade de retornar ao seu habitat natural.
As lontras possuem um metabolismo acelerado e consomem uma quantidade de alimento equivalente a 10% do próprio peso corporal diariamente. Por exemplo, uma lontra de dez quilos precisa se alimentar de pelo menos um quilo de alimento todos os dias. O Projeto Lontra garante que esses animais recebam uma dieta balanceada e adequada às suas necessidades.
A Lagoa do Peri oferece o ambiente perfeito para a presença das lontras, como destaca a coordenadora do Projeto Lontra, Alesandra Bez Birolo. Além de peixes para a alimentação, a lagoa proporciona água de qualidade e abrigos naturais, como as tocas, onde as lontras encontram proteção para criar seus filhotes e descansar.
É importante ressaltar que as lontras adultas são animais solitários e ariscos, o que dificulta a obtenção de imagens delas na natureza. Por isso, muitos turistas desconhecem que compartilham a beleza natural e as águas límpidas da Lagoa do Peri com esses animais selvagens que estão ameaçados de extinção.
Para conhecer mais sobre o projeto, agendar uma visita, ou fazer uma doação, acesse aqui.
Fonte: G1.globo.com